Estudar no Brasil e fazer parte dos cursos na Europa

Respondendo uma pergunta anônima ainda a pouco me toquei de que não mencionei o programa ERASMUS como alternativa a quem queira vir fazer ao menos parte do curso na Europa e não queira ficar refém do ensino (ruim) da UC ou do preço ABSURDO que estão cobrando dos brasileiros que queiram vir aqui estudar.

Este programa, ERASMUS, existe entre universidades européias em geral, mas também entre universidades do Brasil e de Portugal. Ou seja, o sujeito entra e estuda numa universidade BRASILEIRA, sai com diploma brasileiro - e sem problemas de revalidação - e faz parte do seu curso na Europa, Portugal sendo uma opção. Podem vir por 1 ou mais períodos e, em alguns casos bem específicos, saírem com o curso sanduíche, isto é, ter o diploma válido no Brasil E em Portugal, sem precisar fazer a revalidação - acreditem-me, sei que a maioria dos que vêm pelo ENEM são garotada, sem grandes experiências de vida... a revalidação é um parto!!! Com fórceps!!! Serão ANOS de aborrecimento e ENORMES CUSTOS para ter o diploma valendo no Brasil depois de voltarem.

Quais universidades têm estes cursos? Olha, tem que ver. Eu sei que a PUC tem (todas elas),  USP, UNICAMP, UFRJ, todas estas têm. Como faz para entrar e etc, não sei, certamente cada uma terá suas regras. O que sei é que dá a tal experiência de vida internacional que muitos querem sem vincularem a uma universidade fraca e sem ter problemas se quiser voltar a viver (e trabalhar) no Brasil.

Detalhe, sem ser assaltado pela UC com este preço aviltante de 7.000 euros por ano. Seguem pagando no Brasil o que já pagam - e ser for na públicas, é grátis!!! E ainda têm uma porção de vantagens, pois os alunos ERASMUS têm internet, telefone, passagem de ônibus e etc grátis aqui, tudo por conta dos acordos internancionais.

Fica a opção.

Veja na sua faculdade se há algo neste sentido.
E veja nos links algumas informações. Não são próprios para o Brasil, mas darão uma idéia do que existe e pode ser melhor pesquisado por vocês.



Abs

Coração

Comentários

  1. Ola,
    Passei na Faculdade de Arquitetura em Coimbra, e também passei para uma faculdade federal aqui no Brasil.Gostaria de saber se a Faculdade de Arquitetura de Coimbra é boa?Ou é melhor fazer aqui no Brasil mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço ninguém que tenha estudado arquitetura aqui, portanto, não posso falar especificamente desta faculdade. Levando em conta o que sabemos de engenharia, informática, medicina, direito, educação física, economia, jornalismo e administração de empresas, eu não esperaria muito de arquitetura também.
    EU, e repito EU, não viria estudar aqui uma profissão regulamentada como arquitetura tendo em conta os problemas de revalidação de diplomas no futuro. Tendo passado numa boa federal aí, EU, repito, EU, ficaria por aí, economizaria o dinheiro e investiria pesado no inglês já preparando para um mestrado em um lugar bem melhor após a faculdade, além, claro, de talvez tentar o ERASMUS ainda durante seu curso.
    Boa sorte.

    Abs
    Coração

    PS: por pura preguiça deixei os nomes de todas as profissões em minúsculas... kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. A UC é uma universidade fraca?
    Eu passei em engenharia eletrotecnica e computadores, e estou pensando em ir, e eu observei boas notas nos rankings internacionais da minha área

    ResponderExcluir
  4. Oi.

    É fraca, ao menos segundo informações de gente que estudava na engenharia e também em informática. Eles são bastante fortes nestas áreas em pesquisa, porém os alunos de graduação não têm acesso a isso, ao contrário da média das faculdades do Brasil onde pesquisas incluem os alunos na forma de iniciação científica.
    Agora, cada um tem que decidir por si sobre o assunto... e também ver que outras opções tem, afinal, por vezes as pessoas passaram no Brasil para universidades fraquinhas toda a vida. Fraca por fraca, aqui pelo menos tem a vantagem de os empregadores não saberem disso! kkkkk

    Abs e boa sorte na sua decisão.

    Coração

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu passei na UC em Engenharia Biomédica e em Ciências Farmacêuticas, ambos no regime de Mestrado Integrado, e estava pensando em ir, porém vi muitos comentários negativos sobre a universidade. Agora não sei mais o que fazer, porque também passei na UFRJ em Farmácia. Então gostaria de saber se realmente vale a pena ir e a opinião de vocês sobre os cursos na UC. Obrigada (:

    ResponderExcluir
  6. Oi Anônimo,
    Olha, a UC é fraca, sim. Mas a sua decisão dependerá muito do que deseja fazer na vida e também dos seus objetivos imediatos.
    Se você é dos estudantes que quer sempre saber mais e mais e mais, quer se aprofundar, seu objetivo de vida (ao menos durante a faculdade) é estudar e estudar e estudar, a UC não deverá ser uma boa escolha.
    Se você gosta de estudar, mas se importa muito com balada, viagem, "curtir a vida" é seu lema, a UC pode ser uma boa escolha ao invés da UFRJ.
    Se você pensa em sair do Brasil DE VEZ e ir trabalhar em outros países ou se isso está realmente nos seus planos como uma possibilidade forte, a UC pode ser a melhor escolha.
    Se, por outro lado, viver no Brasil é definitivamente sua praia e trabalhar o mais rapidamente possível após concluir os estudos é um must para você, a UC não é uma boa escolha.
    Se fazer pesquisa durante o curso é uma coisa importante para você, a UC está fora. Nem no mestrado integrado vai fazer qualquer tipo de pesquisa (mão na massa, laboratório, estudos prospectivos/retrospectivos etc e tal), apenas teoria e um trabalhinho de 40 ou 50 páginas no final (menores do que a maior parte das monografias de fim de curso em qualquer faculdade brasileira).
    Até o momento não conheci ninguém (brasileiro) que tenha estudado na UC e achado o seu curso bom. No máximo razoável e na sua maioria, uma porcaria. Mas as pessoas não falam isso em público - afinal, seria denegrir o seu próprio diploma, né?
    Por outro lado, seu chefe no Brasil não vai saber disso! kkkkk
    É mesmo uma decisão difícil.
    Mas, veja bem, você sempre pode vir e fazer um semestre aqui (tranque a UFRJ para garantir a sua vaga) e decidir DEPOIS o que fazer, não acha?
    E também sempre podes fazer algo como o ERASMUS (procure meu post sobre isso).
    Abs e boa sorte
    Coração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas