Essas postagens foram ficando tão longe da viagem que estou quase esquecendo dos detalhes!!! kkkkk Mas a vida é complexa e nem sempre temos tempo de estar na frente do computador... Mas vamos lá.
No nosso 5º dia de viagem fizemos o maior périplo por lugares fechados. Fomos desde a
Sé de Lisboa (e logo ao lado a
Igreja de Santo Antônio) até o
Castelo de São Jorge , depois para o
Mosteiro de São Vicente de Fora , passamos por uma feira MUITO antiga que há por ali e que agora esqueci o nome, e depois fomos para o
Panteão Nacional . Tudo isso a pé. Acredite, sendo a Alta de Lisboa um bando de colinas sucessivamente juntas, anda-se um bocado num sobe e desce danado de ladeiras. Mas vale a pena. São monumentos lindos e que TÊM que ser visitados se você realmente gosta de história ou pretende conhecer Lisboa e Portugal.
Claro que de tudo isso que mencionei esta na famosa
Alfama , bairro mais visitado por turistas em Lisboa, mas que acabam praticamente se resumindo ao Castelo e a Sé, além de ficarem andando de bondinho para um lado e outro e vendo as vistas da cidade e do Tejo em cafés e bares. Não estivemos ali de noite - com criança não é fácil - mas dizem que a vida noturna é sensacional neste bairro. De todas as formas, cuidado com os pertences. Ali há imensa quantidade de batedores de carteiras (em especial nos bondes, pois andam LOTADOS no verão) e também há algum tempo vi na TV notícias de alguns assaltos de noite nesta região. Então, atenção!
Eu diria que para conhecer direito a Alfama e os monumentos que mencionei seriam idealmente destinados dois dias, mas como já lá havíamos estado em outras ocasiões, dedicamos um dia inteiro. Deu, mas na conta! Ufa! kkkkkkkk
Vamos por partes:
1) A Sé: todas as igrejas dos séculos pré-Reforma são mais ou menos parecidas, portanto, a Sé de Lisboa parece-se muito com a Sé de Coimbra, embora maior. Tem também um belo tesouro (cuja visita é paga) e os claustros são visitáveis (em Coimbra estão em obra), embora também pagos. A visita da Sé, em si, é gratuita. Nós gostamos MUITO de igrejas e história, portanto, aconselho a visita. Mas é coisa rápida, cerca de meia hora (sem os claustros e o tesouro... aí já aumenta para hora e meia).
2) Igreja de Santo Antônio: segundo a tradição, Santo Antônio de Pádua (que na verdade é nascido em Lisboa!) nasceu e cresceu no local onde hoje está a tal igrejinha. Pode-se visitar o local onde, segundo a tradição, nasceu o santo - interessante observar que era num nível ABAIXO da rua. Fica bem em frente a Sé e passa desapercebida no meio de tantas igrejas, mas não deixe de visitar.
3) Castelo de São Jorge: tome de ladeiras! Depois de colocar a língua para fora subindo, chega-se ao Castelo de São Jorge, ponto mais alto da região e com vistas espetaculares sobre a cidade e o Tejo. Não foi à-toa residência de muitos reis portugueses e depois de tropas do exército espanhol (quando da União Ibérica) e também português (depois) para "tomarem conta" da capital. Na verdade, o Castelo em si não é tão interessante, pois não há grandes construções internas, apenas basicamente as paredes e um local onde era mesmo a residência dos reis e que hoje tem um bom e simpático museu. De todas as formas, as vistas já valeriam a pena a visita. Prepare-se para longas filas na entrada (apesar do preço), assim como para ouvir umas 300 línguas diferentes o tempo inteiro. kkkkk Ah, tem um bar lá dentro, mas é um assalto! Nos fins de semana do verão há shows diversos. Vale a pena conferir a programação antes de ir no link que coloquei acima (os textos sublinhados levam a links externos).
4) Mosteiro de São Vicente de Fora: sou fã de história. Acho que já deu para perceber. E neste mosteiro estão enterrados praticamente todos os reis de Portugal da Dinastia de Bragança (exceção para Maria I - que está na Basílica da Estrela - e para D. Pedro IV, nosso primeiro, que lá esteve enterrado até ser levado para o Brasil). Só isso já valeria a pena visitar. Mas o Mosteiro em si é muito bonito, tem vistas sensacionais do Tejo e uma azulejaria de cair o queixo. No momento de nossa visita, por exemplo, estava em exposição uma coleção de azulejos ENORME com as fábulas e histórias infantis dos Irmãos Grimm e outros. Muito interessante. O mosteiro fica a uns 10 minutos de caminhada do Castelo, ladeira abaixo (ufa!!). Logo em frente há um barzinho que não lembro o nome. Recomendo parar e comer um sanduba... show de bola! E tem vinhos bons e baratinhos - não é a nossa praia, mas vi um casal comprando uma porção e ao indagar vi os preços... bem em conta. Um detalhe, Santo Antônio estudou e foi monge neste mosteiro, sendo o local de sua cela um ponto de visita. Depois ele veio para Coimbra e... uma longa história. :)
5) Panteão Nacional: antiga igreja de Santa Engrácia e que levou quase 400 anos para ficar pronta (!!!!) aqui resolveram fazer o panteão nacional português. Quem gosta de fado, por exemplo, poderá visitar o túmulo de Amália Rodrigues. Há ainda outros interessantes. E a igreja em si é interessante porque tem um formato diferente do usual... é basicamente uma enorme cúpula. Muito bonita tanto por dentro quanto por fora. Se tiver disposição para subir os 200 e tantos degraus, sugiro a visita ao teto da igreja, pois a vista é maravilhosa!
Os preços? Já esqueci... :( Mas nos links que coloquei acima há como descobri-los, tá? Falha nossa... :)
Fotos? Claaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaro que tiramos um montão delas. Peço desculpas se a ordem não ficar igual ao que coloquei acima, as o site é doido e coloca as fotos na ordem que acha melhor... kkkkkk
Abs
Comentários
Postar um comentário