Onde morar em Coimbra?

Pois é, chegamos!

Mas onde morar? Quais bairros são bons? Onde tem colégios? Onde tem ônibus? Onde é caro? Onde é barulhento?

Primeiro de tudo, o transporte público por aqui não é dos melhores. Os ônibus são bacanas, limpinhos, em geral vazios, mas não passam por todo lado, então frequentemente tem-se que fazer a velha e boa baldeação (descer de um e pegar outro para o seu destino). Isso é feito em geral na PORTAGEM. Nome esquisito, mas é porque o local fica ao pé da cidade velha, onde no passado havia um posto de aduana e impostos das coisas que vinham pelo rio para Coimbra. Portagem, em portuga, quer dizer pedágio. Enfim, a portagem é um local onde praticamente todos os ônibus da cidade passam. E também é um ótimo lugar para comprar seu bilhete de  ônibus, seja único, seja múltiplo. Até recentemente um ticket de 11 passagens custava 6 euros (ou "iieuros" como os nativos falam). Há outras modalidades, mas nunca usamos. Tem também limitação de horário, por exemplo, o Fórum (que é o melhor shopping da cidade na nossa opinião) não é servido por transporte público, exceto taxis, depois das 20h. E fecha somente meia-noite. Depois das 8, se vira! E não é num lugar de fácil acesso... prepare-se para uma boa caminhada ou então para morrer num dim-dim razoável no táxi.

Voltando ao assunto, onde morar.

Quando estávamos pesquisando o assunto para vir para cá, tudo que víamos era sobre SOLUM, então achávamos que ali deveria ser o melhor lugar para morar. Mais ou menos. Tem shopping, o Dolce Vita, um grande e bom shopping, tem mercado, tem padarias, tem um grande Mc´Donald´s e fica num ponto bem servido por ônibus. Então é bom, certo? Depende. Também é barulhento e movimentado até altas horas, o que faz com que seja meio complicado de dormir, em especial nos dias de jogos de futebol (o Estádio de Coimbra é siamês do Dolce Vita). Mas os estudantes aqui - ou será no mundo todo? - são esporrentos e adeptos das bebedeiras, com o agravante de que eles ADORAM cantar. Mal. Alto. E nem todo mundo é fã das músicas deprês que eles amam nesta terra... portanto, um dos grandes problemas da SOLUM é justamente o barulho. Além disso tem o preço. É caro morar por lá. Um apartamento de 2 quartos com mobília custa uns 700 euros, enquanto em outros lugares da cidade podem ser encontrados por bem menos,  400 ou 500 euros em média.

Outro lugar que também é bem barulhento é a avenida Fernão Magalhães, aquela onde fica a Loja do Cidadão e que é a principal rua da cidade. Além de MUITO barulhenta, sofre com problemas de poluição, pois o tráfego é relativamente intenso (para quem nunca foi a SP ou Rio, claro) e a "anatomia" da avenida não favorece a saída dos gases dos motores, portanto, poluição. É um ponto de moradia de incontáveis estudantes - aqueles metidos a Pavarotti - assim como de pessoas de profissões relacionadas ao sexo. Aliás, dizem que lá tem prostituição aberta, mas NUNCA vi nem ali e nem em lugar algum gente se prostituindo. De todas as formas, não aconselho. Até porque depois do horário comercial fica bem deserto.

A cidade alta, ou seja, a parte antiga de Coimbra, é um dos pontos onde muita gente procura moradia, em especial quem vai estudar nas faculdades de Economia, Física, Química, Letras e outras que ficam nos chamados pólo II ou pólo III. Não é tão fácil encontrar apartamentos de qualidade por ali. São prédios em geral bem antigos, muitos sem elevadores. A maioria sofreu alguma reforma recente, mas não espere coisas muito lindas ou confortáveis. Economiza-se, por outro lado, no ônibus e há acesso à praça da República (point jovem da cidade) e bares, restaurantes, cantinas da faculdade (merecem um post próprio) e ao jardim botânico - pequeno, mas bem bacana para ler ou ficar à-toa.

Nós moramos em Santa Clara, que tem duas partes, a alta ou a baixa. Nesta, onde residimos, é tudo plano, fica bem próximo ao rio Mondego e ao Parque Verde (outro lugar que merece um ou mais posts), tem o Portugal dos Pequenitos, lojas e fica bem próximo da Portagem. Mas não tem uma boa rede de transporte público, em especial no lado mais afastado da ponte velha (melhor ir acompanhando isso tudo no google maps). Por outro lado, é MUITO tranquilo, calmo mesmo, excelente para caminhar, tem bar (na verdade uma cervejaria chamada PRAXIS, bacana pacas e com produção de cerveja própria), academia de ginástica, padarias e etc. Acho muito bom de morar aqui. A parte alta do Santa Clara, por outro lado, é muito mais habitada. Tem muito mais transporte e serviços públicos, até porque não há como ir à pé para o centro da cidade. Em verdade, quem mora por lá nem precisa ir ao centro hora alguma, pois tem de tudo pertinho. Os moradores são basicamente locais, o que evita os pavarottis da vida. Ah, e tem lá um alojamento da Faculdade, sobre o qual falaremos em outro post.

Vale das Flores, na minha opinião, é o melhor lugar para morar na cidade. Bairro familiar, com um mega-supermercado, shopping (pequeno, mas que quebra o galho), ótimos transportes públicos, posto de saúde show de bola, uma loja imensa de material de construção onde se acha qualquer coisa, parque para caminhar ou correr, parquinhos para crianças, paz, tranquilidade, fica a poucos minutos do parque verde a pé, creche (ótima!!!), enfim, tudo que se precisa, inclusive McDonald´s e Pizza Hut (leia-se, em portuga, pisa ut, pois se falar pitza ruut como falamos, não sabem o que é).

Em Celas há também muitos lugares para morar, sendo muito bem localizado, com transportes para qualquer lugar e os hospitais de Coimbra todos logo ali ao lado. Fica perto da Fac. Economia, Medicina, Enfermagem e toda a área de saúde, próximo da praça da República e tem um ótimo comércio. A Docinho não gosta de lá, mas acho que é implicância, pois uma amiga dela morava lá num cubículo e criou um certo trauma. Não sei dizer se é barulhento ou não, mas como há muitas ruazinhas secundárias certamente haverá lugares calmos. Acho que deve ser um bom lugar para morar.

Se lembrar de outros detalhes de moradia volta a falar nisso.

Abs

Coração


MAPA de COIMBRA

Comentários

  1. e lá vou lendo e imaginando os locais... as ruas, as vielas. bora continuar nas aventuras de docinho. to gostando.

    ResponderExcluir
  2. dê uma olhada no mapa que coloquei no primeiro post. pode ajudar.

    Bjs

    Coração

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    Vc tem ideia de alguns alojamentos bons pra morar?

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa.

      Aí depende muito do tanto de grana que tenha e também das suas necessidades. Aqui tem alojamento estudantil (uma amiga ficou em um deles, particular, onde dividia o quarto com mais uma brasileira, tudo muito limpinho e organizado, com TUDO incluído custava 250 euros por mês), APs divididos (há uma enormidade de brasileiros estudando aqui e já nas primeiras semanas o povo se arruma!), tem várias pensões por presos bem razoáveis, tem os apartamentos com vida (www.apartamentoscomvida.com) que podem ser muito bons para famílias (custam caro). Enfim, depende do orçamento e da necessidade.

      Depois me diga o que precisa e suas possibilidades que aí sim poderei te dar uma resposta mais estrita, ok?

      Abs

      Coração

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Coração.
    Que alívio encontrar seu blog. Permanecerei por 6 meses em Coimbra com meus 2 filhos para um estágio na Faculdade de Letras. Os apartamentos com vida são os melhores que vi até agora, mas muito caros mesmo. Você têm outras dicas para moradia para famílias? Os alojamentos da universidade não são alternativas viáveis para mãe com 2 filhos.
    Continuarei lendo seus posts.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cassandra,

      Que bom que o blog tem sido útil.

      Veja, os apartamentos com vida são de dois tipos: os 3 quartos (muito caros mesmo) e outros de 1 quarto, que são bem mais baratos. Já viu estes?! Ligou para a Marta Figueiredo? Ela é muito bacana e poderá dar mais detalhes destes outros AP que podem ser na medida para você.

      Quanto ao alojamento, não acho que seja inviável morar no alojamento da Universidade que fica no alto do Santa Clara (próximo do Observatório). São apartamentos com sala+cozinha americana e quarto com cama de casal e banheiro (não é suite). Um casal de amigos nossos ficou lá com o filho pequeno e foi muito bom para eles, além de ser baratíssimo. E quando fomos lá visitá-los havia outros apartamentos com crianças, portanto, pode ser o suficiente para vocês - e é MUITO barato, inclusive com luz+água+internet+arrumadeira incluído.

      Além destes, já viu os tais apartamentos que há junto ao Doce Vita/Estádio? Um amigo da Docinho está lá e muito satisfeito. Não são amplos, mas são um bom quarto e sala, muito arrumadinho e o preço é bem razoável.

      Não sei de outras coisas para famílias além das que postei antes, mas muitas vezes falando com eles, mesmo que não tenham vagas, talvez possam te indicar quem tenha ou onde encontrar outros contatos.

      Abs e boa sorte.

      Coração

      Excluir
    2. Olá Coração,
      Parabéns no seu blog, além de ser bastante interessante, descreve a sua experiência tão bem que eu já me sinto que conheço bem a cidade. Estou pensando em me mudar para Coimbra, e fico ansiosa e mais tranquila lendo o seu blog com a monte de informação.
      Queria fazer uma perguntar e desculpa se já tenha dito. Os alojamentos da universidade são estritamente para quem é atualmente matriculado num curso? Eu queria saber se, as vezes durante o semestre pode surgir uma vaga sem ter um estudante na fila para ocupá-lo, e uma pessoa como eu, sem ser estudante poderia alugar um tempinho? Ou, seja bem rígido no aspecto de ser destinados exclusivamente para estudantes?
      Me parece uma ótima oportunidade ficar um tempo num alojamento desse tipo enquanto procurar um apartamento mais permanente. Você sabe alguma coisa sobre isso?
      Muito obrigada!
      Sofia

      Excluir
  6. Olá,tô gostando muito de acompanhar o blog e saber um pouco mais de coimbra.Pra quem deseja ficar perto da faculdade de direito (residência msm),qual seria o melhor local? Essa faculdade é perto da de medicina? Obrigada.
    Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís,

      Que bom que o blog está sendo útil. Deixa-nos muito feliz poder ajudar alguém com nossas experiências. Obrigado.

      A faculdade de Direito fica bem no alto da parte histórica da cidade, onde fica o pólo original. A Medicina agora tem aulas em dois lugares diferentes, parte delas também no mesmo local (prédio bem antigo) e outras já no novo pólo próximo dos hospitais universitários, em Celas.

      Quem for estudar Direito e quiser ficar pertinho deve procurar apartamentos próximos da Praça da República ou do Jardim Botânico (já aviso, em geral são apartamentos BEM velhos, pois é uma região muito antiga... claro que há aqueles que foram reformados e etc, mas a maioria é uma bomba!). Se ficar na Baixa não estará muito longe, pois a distância da Baixa até a Alta é pequena, o chato é que é um ladeirão daqueles de deixar a língua fora da boca, mas nada que não nos acostumemos... caminhando leva-se uns 10 minutos até lá desde a Portagem.

      Na verdade Coimbra é uma cidade relativamente pequena, então nada é mesmo muito longe... e tem ônibus para todo lado, portanto, mesmo que fique na Solum, por exemplo, que é relativamente distante do Direito, chega-se lá em poucos minutos de ônibus ou bondinho. :)

      Abs.

      Coração

      Excluir
  7. Olá, acompanho o blog de vocês, muito bacana a abordagem que fazem sobre a vida em Coimbra. Morarei em Coimbra por 10 meses e estrou enfrentando muitas dificuldades em relação a alugar um apartamento para ficar nesse período, por isso peço a gentileza e gostaria que me ajudassem em relação a um apartamento para alugar na Rua Ferreira Borges, próximo ao Arco de Almedina, a localização é muito ruim?

    ResponderExcluir
  8. Oi Leonardo,

    Desculpe a demora em responder, mas estávamos viajando e só agora vi meus emails.
    A rua Ferreira Borges é o principal calçadão da cidade de Coimbra. É onde passam TODOS os turistas da cidade e onde há muitas lojas, mas como localização é ótima. Dependerá um tanto do isolamento acústico do apartamento - isso é, se o seu sono for leve, pois se for mais pesado, sem problemas. Quanto a ir para a Faculdade de Direito, é ótimo, desde que suas pernas sejam fortes, pois subir as escadarias não é moleza! kkkkk Mas em uns 10 minutos estarás lá. E nem precisa pegar ônibus. Além disso, a rua é MUITO bem localizada para ires a todos os barzinhos, ao parque verde e também para caminhadas/corrida/pedaladas se for a sua praia. Eu recomendaria o local sim, COM A OBSERVAÇÃO do isolamento acústico, pois ali há realmente muito movimento boêmio.

    Já destes uma olhada nos links que coloquei num post antigo sobre moradia? Ali há várias coisas que podem ser úteis no caso deste que tens em vista não estar de acordo com seu "sono". :)

    Outra coisa que muita gente faz é vir e ficar num lugar qualquer e depois procurar ver na própria faculdade apartamentos para dividir. Há sempre muitos anúncios nos murais e, presencialmente, é bem mais fácil, né?!

    Abs e espero ter podido ajudar.

    Coração

    ResponderExcluir
  9. Muito bom mesmo esse blog. Garanto que tirou muita dúvida dos que estão na ansiedade de chegar em Coimbra. Gostaria de tirar algumas dúvidas: vou com minha esposa para Coimbra, eu vou estudar na Faculdade de Direito, enquanto ela vai estudar na Faculdade de Economia. Qual seria o melhor lugar para a gente morar? Alguns colegas já falaram em Celas e outros falaram no Solum, vocês teriam algum outro lugar para indicar? qual dessas zonas seria a mais barata? Apenas por foto, vi alguns apartamentos que tem vista para o Rio Mondego, próximos à Faculdade de Direito e achei muito legal...não é um lugar recomendável para a gente? é bem servido de comércio e de transporte público? Por fim, para não gastar mais a paciência de vocês, vou apenas no dia 17 de setembro, devo alugar (arrendar) o apartamento já do Brasil, ou aguardo para quando chegar em Coimbra? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Oi André,

    Obrigado pelos elogios. São sempre bem vindos! :)

    Celas fica mais central em relação às duas faculdades. Daria para ir à pé para ambas. Já na Solum, embora dê para ir à pé, seria uma loooonga caminhada e ladeira acima, em especial para a sua mulher. Mas por outro lado a Solum é muito bem servida de ônibus, portanto, não haveria problemas de transporte.

    Nós não gostamos de Celas. Motivo? Nenhum! kkkkkk Sabe quando não bate? Pois é, nem eu nem a Docinho gostamos de lá, mas várias pessoas que conhecemos moraram no bairro e gostam bastante. Tem a vantagem de ficar pertinho dos hospitais de Coimbra - se isso for algo importante para vocês, claro.

    Já a Solum (fala-se SOLÚM)é muito bem servida de transporte, como disse, e também tem o shopping, McDonald's e etc. É muito mais a nossa cara. Por outro lado, colegas que moraram lá reclamaram que é um tanto barulhenta. E em dias de jogos de futebol (ou shows) fica meio complicado por conta do estádio estar no bairro. De todas as formas, eu preferiria morar - irracionalmente, diga-se de passagem - na Solum do que em Celas.

    Preço por preço Celas é mais em conta. E como há mais estudantes lá também seria mais fácil dividir apartamento, o que não imagino que seja o seu caso já que vem em família.

    Perto da Faculdade de Direito... olha, ali pertinho, em especial perto da Praça da República, eu evitaria. É o centro do bagunça da cidade, estudantada, botecos, boates, movimento. E há zilhões de prédios com aspecto horrível. Sei que vários foram re-urbanizados por dentro, mas é um certo risco alugar sem estar aqui para ver.

    Não deixe para fazer as coisas em setembro!!! Até lá TUDO DE BOM JÁ TERÁ SIDO PEGO! O mês correto é junho. Julho ainda arruma-se algumas boas coisas. Agosto é tarde, em especial porque o país pára para férias (não leve fé na crise deles... as ruas da cidade já estão vazias e as praias já estão lotadas). Em setembro vai ser difícil. Foi por cair justamente neste erro que nós acabamos nos Apartamentos com Vida - que são ótimos, mas caros, por isso sobraram. E na nossa época só tinham um apartamento vago. Daí que recomendo correr e fazer as coisas logo. Mas CUIDADO com aluguéis via internet. Nós quase caímos num conto do vigário um tempo atrás com um ótimo anúncio, tudo certinho, mas era fraude. Como já morávamos aqui fomos na portaria do prédio e ficamos sabendo que não havia o tal apartamento para alugar...

    Já contacto a ERA ou a PRABITAR? E os outros contatos que deixei aqui um tempo atrás?

    Abs

    Coração

    ResponderExcluir
  11. Pessoal que vem pelo ENEM... tudo que disse neste post SEGUE VÁLIDO, portanto, leiam tudinho, inclusive as perguntas e respostas, e certamente sobrarão menos dúvidas, ok? No que pudermos ajuda, estamos na área.
    Abs
    Coração

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Olhei os apartamento com vida que tu tinhas indicado e gostei muito dos estúdios, já que vou morar sozinho. Entretanto, a minha faculdade é a de Economia e estou com medo por causa da distância, a rua é Pinhal de Marrocos se nao me engano, tu achas que vai complicar minha vida esse percurso todo dia? hahaha
    obrigado

    ResponderExcluir
  13. É mesmo distante, mas tem ônibus constantemente por toda aquela área (tanto na Economia, quanto na Engenharia - que é do lado dos apartamentos com vida), portanto, no geral não deverá ter problemas de transporte. A parte pior é para saídas noturnas, pois os ônibus por aqui não circulam até tarde... Se não for de farras noturnas, não terá problemas.
    Mas, numa boa, sugiro FORTEMENTE comprar um carro... é MUITO barato comprar um corsinha antigo ou outros do gênero (por menos de mil euros encontra coisas razoáveis). Isso fará TODA a diferença no seu dia-a-dia e também nas pequenas viagens que poderá fazer pelo país.
    Abs
    Coração

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Vocês conhecem a Imobiliária Chamartin? Eles tem um residencial, Studio Residence Celas... conhecem??
    kk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são os donos do Dolce Vita (shoppings por todo o país). Sei de gente que morou lá no Dolce Vita (eles têm apartamentos bem bacaninhas lá, mobiliados e etc), mas não sei se fizeram contratos diretamente com a imobiliária ou com pessoas físicas. Quanto a este Studio Residence Celas, não conheço... e nem reconheci o lugar pelas fotos - mas também não é um local onde eu passe com frequência para ser sincero.
      Desculpe não poder ajudar nesta. :)
      Abs
      Coração

      Excluir
  15. Olá. Boa Noite!!
    Super Parabéns pelo seu blog...e olha que tenho 'rodado' os sites para descobrir informações...!!
    Vou para Coimbra em julho/2015 passar um (01) ano, e estudarei na Faculdade de Direito. Vou com minhas duas filhas e estou preocupada, pois preciso colocá-las em escola pública...
    Você saberia me indicar boas escolas públicas de 2o. e 3o. ciclos??
    Saberia também me dizer se é preciso residir próximo à escola? Pergunto isso, pois quero tentar matriculá-las na melhor escola publica e, então, precisarei saber onde a escola se localiza para, enfim, procurar um apartamento barato...
    Enfim, se puder me ajudar, ficarei extremamente agradecida!!
    De qualquer forma obrigada desde já.
    Sinceramente,
    Roberta

    ResponderExcluir
  16. Olá, Roberta!

    Para fazer a matrícula em escolas públicas é realmente necessário residir na região onde fica a escola à qual pleiteia. No entanto, nada impede que você tente em outra escola que julgar interessante em um bairro que não seja o da sua residência, mas a aceitação da matrícula é mais improvável uma vez que a prioridade é dos moradores da região.

    Bom, quanto a qualidade das escolas aqui isso é muito relativo. Se você já tem suas filhas em escolas públicas no Brasil, você certamente irá gostar da qualidade estrutural e profissional das escolas públicas daqui.

    Caso suas filhas estudem em escolas particulares aí, se prepare para uma pontada de decepção, pois a dinâmica das escolas daqui é BEM diferente das brasileiras. Enquanto no Brasil a concorrência entre escolas particulares é acirrada e exige elevada capacidade de adaptação, atração e conquista de alunos, aqui a situação é um bem diferente, uma vez que existem poucas escolas privadas e elevada valorização às escolas católicas, estas ultimas nem sempre são um primor de inovação e acompanhamento das novas exigências educacionais dos alunos. Assim, se sairem de uma escola particular para uma particular aqui, sentirão muita diferença. E se vierem de uma particular daí para uma pública daqui, vão sentir A MAIOR DIFERENÇA DO MUNDO, embora em termos de ensino as públicas aqui sejam bastante bem conceituadas.

    Quanto às melhores escolas públicas em Coimbra aconselhamos que você comece sua busca pelos rankings que eles liberam todos os anos baseados nas notas dos alunos nas provas nacionais:

    http://sicnoticias.sapo.pt/Infografias/2014-11-29-Ranking-das-Escolas-2014-as-melhores-e-as-piores-do-pais

    http://www.asbeiras.pt/2014/11/ranking-das-escolas-do-distrito-de-coimbra/

    A partir desta relação de escolas você verifica a que mais atende às suas necessidades.



    Abraços

    Docinho e Coração

    ResponderExcluir
  17. OlA
    Em.primeiro lugar Parabéns pelo Blog...Muito bom
    Poderiam sugerir residencia universitaria perto da faculdade de relações internacionais
    Quarto individual porém os demais cômodos compartilhados
    Grata
    Ana

    ResponderExcluir
  18. Oiii, eu sei que é um blog mais antigo, mas espero que voces ainda estejam ativos, gostaria de tirar umas duvidas, poderiam me enviar uma mensagem ?
    POR FAVOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tiramos dúvidas por aqui mesmo, Amanda. Mas escreva e tentarei ajudar no possível, ok?

      Abs

      Coração

      Excluir
  19. Olá, Amanda.

    Realmente desligamos completamente do Blog nos últimos tempos por uma série de motivos, mas seguimos por aqui.

    Em que eu posso ajudar?

    Coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá coração. primeiramente parabéns pelo blog, mesmo ele estando parado foi muito útil para mim. Estou em coimbra cursando a metade do meu mestrado. Por acaso vcs conhecem outros flats além dos da marta figueiredo. Estou em celas mas gostaria de me mudar para a quinta das lágrimas. Grande abraço.

      Excluir
    2. Oi Everton,

      Não, infelizmente não conhecemos outras empresas de aluguel de flats.

      É importante, por outro lado, esclarecer "Quinta das Lágrimas". Há DUAS: 1) a de "primeira fase" fica bem pertinho do Portugal dos Pequenitos (deste até a estrada que desce da parte alta de Santa Clara); 2) a "segunda fase", que fica dos dois lados da autopista que liga na Ponte Rainha Santa ("ponte nova").

      Conhecemos bem a segunda fase e posso te dizer que não há flats. O menor que há são dois quartos - pequenos - e não é muito difícil encontrar para alugar, porém não acredito que aluguem por curtos espaços de tempo como seria com empresas acostumadas a alugar para estudantes. A primeira fase da Quinta das Lágrimas, por outro lado, eu desconheço em sua maioria, pois o pouco que conheci (indo pessoalmente) era de apartamentos bem grandes de 3 ou 4 quartos, o que imagino seja um tanto fora das suas necessidades.

      Espero que isso ajude.

      Grandes abraços,

      Coração

      Excluir
  20. Olá seu blog ainda está ativo? Eu encontrei ontem e gostei muito! Eu e meu esposo, estamos querendo morar por um tempo em Portugal, para fazer mestrado em TI e graduação em Psicologia. Poderia me recomendar qual a melhor faculdade para isso? Local de morar e se conseguiríamos emprego para permanecer com visto de imigrante.

    ResponderExcluir
  21. Oi Gerusa,

    O blog não está ativo, mas eu, sim!!! :)

    As melhores faculdades (em TODAS as áreas) em Portugal são a Nova de Lisboa e a do Porto. Aveiro e Beira Interior vão após. Coimbra não é definitivamente uma das melhores opções em NENHUMA área, mas, por outro lado, não é tão difícil de conseguir vaga e a cidade é ótima de viver.

    Houve uma importante mudança na legislação portuguesa no início deste ano, fazendo com que a MUDANÇA do visto de turista ou estudante para o de trabalho fique mais complexa e, segundo ouvi dizer, exija a saída de Portugal para ser solicitado no país de origem (e ademais, vistos de trabalho só são dados JÁ com o trabalho acertado e informações fidedignas diretas por parte do empregador). E isso se reflete também na dificuldade agravada de conseguir tirar o NIF (o CPF deles), pois sem o visto não é possível conseguir o número e, sem este número, não se faz NADA em Portugal.

    Por outro lado, o visto de estudante DAVA direito do pessoal trabalhar enquanto estava estudando. Não tenho informações se ainda permite - o consulado deve ser consultado sobre isso. Porém, a transformação do visto de estudante ao final para um visto de residência (imigrante), como disse, não será simples como era até o ano passado.

    Espero ter ajudado, Gerusa.
    E boa sorte.

    Abs

    Coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é muito enfático sobre a posição da UC entre as universidades portuguesas, como se tivesse uma certeza absoluta sobre a matéria. Veja os rankings internacionais, seja os gerais, seja por disciplinas.
      p.s. em Lisboa, melhor que a Universidade Nova é a Clássica ( Universidade de Lisboa). E esqueceu-se da Universidade do Minho... Qual é a sua fonte de informação, afinal?

      Excluir
  22. Boa tarde!

    Me chamo Victor e estamos em Porto faz 1 semana, porém está praticamente impossível de se conseguir arrendar um imóvel por um preço justo. Estamos cogitando ir para Coimbra e encontrei seu blog no google. Dentre as opiniões que citou sobre o Vale das Flores, Celas e Solum, algo mudou de lá pra cá? Há algo mais a acrescentar ou algo que possa ser importante sabermos? Somos umas família composta por Pai, mãe e 2 filhos (um em idade escolar, 16 anos). Desde já agradeço pela atenção! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor,

      Esse negócio de AirBNB tá complicando a vida das pessoas em todas as cidades fortemente turísticas do mundo e Portugal não é exceção. Segundo o que temos visto na TV, em função dos sites de aluguel por curto tempo, os aluguéis "normais" estão subindo muito no Porto e Lisboa, afastando moradores de extensas áreas e fechando o pequeno comércio local. Uma tragédia que eles estão começando a atacar agora antes que o problema atinja as dimensões que atingiu em Veneza ou Barcelona - com as devidas proporções tomadas em conta, claro!

      Enfim, parece que o valor do aluguel no Porto e em Lisboa disparou nos últimos tempos. Não temos informação em primeira mão sobre isso, apenas o que vemos na TV.

      Aqui em Coimbra, até onde sabemos, nada disso aconteceu e os valores seguem basicamente os mesmos - nós, por exemplo, vivemos em um 3 quartos (1 suíte) com uns 130 m2 por 625 euros (mesmo valor há TRÊS ANOS sem aumento). Foi um achado, sim, mas não é algo tão raro que outros não possam encontrar também.

      Quanto aos bairros, sim, seguimos com a mesma opinião do artigo original de 2012 - Coimbra tem esta ótima peculiaridade de ser basicamente imutável! kkkk - apenas acrescentando um bairro que antes não conhecíamos, a Quinta da Portela, que é bastante mais afastada do centro da cidade, porém tem apartamentos mais novos e é mesmo MUITO tranquila de morar. Um problema para o seu filho de 16 anos, pois para as baladas e saídas ele ficaria sem transporte a partir de uma certa hora.

      Para o seu caso, família com filho sem dirigir ainda, o VALE DAS FLORES ou CELAS seria ideal em função dos transportes públicos até horários mais tardios. Aqui em Santa Clara ele teria que "baixar" na Portagem e seguir andando - não há riscos de assalto ou algo assim, mas no inverno ou na chuva e frio não é uma perspectiva das mais atraentes, não é? A Solum é o de sempre... muitas opções (há prédios enormes por lá), muito transporte, o shopping (que mudou de nome, agora é Alma Shopping) e bares. Tudo muito bom, mas os pavarotti seguem firmes e fortes. Se vocês têm sono profundo ou forem alugar um ap bem alto, o problema não os afetaria e seria uma boa opção do ponto de vista do seu filho.

      Agora, não sei se vocês são aposentados ou vêm estudar e nestes casos Coimbra é show. Mas se vêm com intenção de trabalhar, salvo em empregos mais básicos, Coimbra deixa a desejar e somente Porto ou Lisboa ofereceriam opções adequadas para empregos de boa qualidade e melhor remuneração.

      Espero que isso ajude.

      Grandes abraços e boa sorte,

      Coração

      Excluir
    2. Ah, já ia esquecendo. Aos 16 anos o seu filho pode dirigir legalmente motos de baixa cilindrada em Portugal. Não sei exatamente o procedimento, mas não deve ser difícil achar informações sobre isso no site da IMTT. Se ele tiver uma destas "cinquentinhas", fica livre do transporte público e vocês ficam livres para morar onde acharem melhor! E aposto que ele não iria ficar nem um pouco triste de ganhar uma moto! kkkk

      Abs

      Coração

      Excluir
  23. Adoro o blog de vcs! Parabéns pela simpatia!

    Eu, meu marido e meu filho de 2 anos estamos nos mudando para Coimbra no dia 24/09 e alugamos uma apto pelo Airbnb para 8 dias na esperança de acharmos um apto para alugar. Gostaria de colocar meu filho na creche Universo Imaginário, apesar deles só terem vaga para o ano que vem :( Estou um pouco tensa, pois nãp estamos achando nenhum apto legal pelos sites da internet. Vcs tem algum contato de corretor de imóveis para eu já entrar em contato para ver se ele acha algum apto? Queria morar no vale das Flores ou na Quinta da Portela. Se tudo der certo e conseguirmos nos ajeitar logo (meu marido vai fazer mestrado na UC e está lotado de coisa pra estudar já), vamos combinar de nos conhecer! Grande abraço

    ResponderExcluir
  24. Olá Dani,

    Puxa, tudo meio em cima da hora!!! Sei como é isso tudo, pois passamos mais ou menos pelo mesmo, apenas fizemos o aluguel inicial por 30 dias e não 8 - ou seja, a pressão na panela para vocês é maior ainda! Mas verá que tudo vai dar certo...

    O problema dos apartamentos certamente estará mais intenso agora, porque, após longos anos de baixo preenchimento, as vagas na UC foram praticamente 100% preenchidas e o resultado saiu na semana passada, portanto, TODO MUNDO está procurando apartamentos ao mesmo tempo AGORA. A época ideal para procurar apartamentos em Coimbra (não ajuda vocês, mas pode ajudar a outros) é entre julho e agosto. Se deixar para setembro, enrola.

    Uma pena a Sandra da Universo Imaginário não ter vagas para vocês agora... como dissemos antes, se tivéssemos outro Monstrinho, com certeza colocaríamos lá novamente. A creche é ótima e o trabalho dela (e de suas ajudantes) é excelente.

    Fala pro seu marido relaxar quanto ao mestrado... não é como no Brasil. Aqui o mestrado é mais como uma pós, portanto, se ele chegar embalado demais (como eu e a Docinho chegamos), vai se decepcionar.

    Tenho o telefone de um corretor informal - que foi quem nos arranjou o ótimo apartamento onde estamos morando há quase 3 anos - mas não posso postar aqui no blog. Mande-nos um email para aventurasdeumdocinhopelomundo@gmail.com e eu te mando por lá, ok?

    Abs e boa sorte em controlar o desespero!!!

    Coração

    ResponderExcluir
  25. Conheci o blog hoje! Muito útil, gostei bastante! Estou cogitando estudar em Coimbra ou Porto, mas com a alta de preços no Porto estou fortalecendo a ideia de ir pra Coimbra. Se fosse em Porto qual a cidade próxima e com fácil acesso que indicaria? Sendo em Coimbra qual região indica como mais barata e bem servida de transporte público? Existe alojamento dentro do Campus? Vou sem família e pretendo depois procurar algum trabalho. Muito obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lana,

      A cidade do Porto é relativamente pequena, Lana. Quando pesquisamos sobre ela, na verdade obtemos informações sobre o grande Porto, o que inclui Matosinhos, Maia e outras próximas. E justamente nestas outras é que a maior parte das pessoas que trabalham ou estudam no Porto optam por morar, principalmente por questões de preço. Transportes públicos não são problema, pois há metrô e ônibus para todo lado. Seriam a minha opção caso optasse por morar por lá.

      Coimbra, por outro lado, não é bem servida de transportes públicos e o local de moradia pode afetar muito a sua mobilidade – caso opte mesmo por não ter um carro, o que é, na minha opinião, um erro, uma vez que há carros por mil euros e que são O quebra-galho em tempos chuvosos e frios como agora. Assim sendo, caso opte pelo busão mesmo, o Vale das Flores, Solum ou Celas seriam suas melhores opções, dependendo de onde irá estudar – as faculdades são espalhadas por toda a Alta e algumas outras regiões da cidade – não há um campus propriamente dito como há em várias cidades do Brasil ou EUA. Alojamentos não há com facilidade, mas repúblicas há mil e tantas na cidade e moradia não costuma ser o principal problema para os estudantes em geral – IMPORTANTE: comece a procurar CEDO moradia... não deixe para fim de agosto ou setembro... abril, maio e junho são os meses ideais para achar os melhores e mais baratos alojamentos.

      Espero ter ajudado, Lana.

      Abraços

      Coração

      Excluir
    2. Ajudou muito! Suas colocações são importantes. Obrigada e grande abraço

      Excluir
  26. Bom dia, Coração!
    Acho incrível essa disponibilidade em ajudar e lendo os comentários anteriores percebo que mesmo tendo passado alguns anos você continua solicita, então, parabéns!
    Eu e minha família estamos pensando em nos mudar para Portugal no médio prazo, queremos fazer tudo com calma para que não haja desespero.
    Seu post foi muito esclarecedor!
    Pesquisando apartamentos para alugar consideramos o Vale das Flores, no entanto não consegui entender a relação que existe entre o Vale e Santo Antonio dos Olivais (desculpe a ignorância heheh)...
    Estávamos pensando de assim como você alugar um apartamento por 1 mês e depois procurarmos um com mais calma já aí. Você considera o Airbnb uma boa opção? Ou tem alguma outra opção?
    Obrigada pelas dicas!
    Abraços,
    Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz,

      Primeiro de tudo, "Coração", sim, mas macho, rapá! kkkkk Sou o homem na família Docinho, viu?! :)

      Sim, os posts estão já um tanto antigos, mas nós seguimos por aqui - por enquanto - mas sempre dispostos a ajudar quando necessário.

      Não entendi bem o que quis dizer com "relação" entre as duas freguesias, mas o que posso dizer é que, sendo ENORME, a freguesia de Santo Antônio dos Olivais terá divisas com várias outras freguesias, mesmo que aparentemente sejam distantes umas das outras, o que é o caso do Vale das Flores - pensando inicialmente eu não conseguia ver contato entre elas, mas tive que olhar um mapa para ver que, efetivamente, há divisa entre elas. Porém, aquilo que estando aqui considera-se como Olivais é lá na Alta da cidade, bastante distante daquilo que considera-se como o núcleo do Vale das Flores. Algo confuso, né? Resumindo: excetuando-se os mapas, no dia a dia, não vai ter correlação alguma entre elas! Olivais é um lugar muito antigo (sua igreja já tem quase 800 anos de funcionamento) e considerado bom para morar - NÓS não curtimos muito a Alta, com suas ruas estreitas e dificuldade de estacionar, mas muita gente prefere viver por lá.

      Quando viemos para cá não existia AIRBNB, por isso alugamos diretamente com a Marta Figueiredo. Outras pessoas que conhecemos ao longo destes anos todos fizeram percursos semelhantes, alugando via internet e "acertando" depois por aqui. Mas algumas caíram em armadilhas - apartamentos piores do que o divulgado, além de ter que ter um especial cuidado com fraudes na internet. Assim sendo, considero o AIRBNB uma boa alternativa, sim, para experimentar a cidade, rodar bastante e poder, in loco, decidir qual o melhor local para morar.

      Precisando, estamos à disposição, Beatriz!

      Abraços e bons sonhos de mudança.

      Coração (macho) :)

      Excluir
    2. kkkkkk mil perdões pela confusão! Estou envergonhada mas devo dizer que é bom saber que existem machos com corações solidários, como o seu...
      Obrigada pela resposta tão esclarecedora...
      Gostaria de pedir, se possível, que me mandasse os contatos que vocês têm com corretores daí, não necessariamente vinculados a uma imobiliária.
      Estou pesquisando bastante e encontrei diversas opiniões diferentes quanto a uma média de custo de vida aí... Já encontrei de 500 Euros por mês até 3000 (o que devo confessar me assustou muito).
      No Brasil já trabalhamos com doces, bolos, tortas e temos uma clientela bem fiel... Pensamos em abrir um negócio aí. Qual sua percepção sobre os cafés na região? Na sua opinião o pessoal aí aceitaria bem uma cafeteria brasileira?
      Desculpe pela infinidade de perguntas heheh
      Peço desculpas mais uma vez pelo equivoco..
      Abraços,
      Beatriz

      Excluir
    3. Oi

      Bem, imagino que tenha gente que só consiga viver aqui com 50.000 euros por mês. Sempre tem um tarado que não consegue se conter, né?! kkkk Nós vivemos com cerca de 2000 a 2500 euros por mês e isso já inclui aquisições – aqueles supérfluos que nos dão um prazer danado, especialmente a nós, homens, no setor de novidades/eletrônicos da Amazon ou da FNAC! E isso inclui mensalidade de colégio particular, 2 carros e seus custos, apartamento 3 quartos, várias saídas semanais para comer fora (tudo bem que somos econômicos nesta seara) e etc. Portanto, se não tiverem filhos e viverem em bairros menos nobres ou em apartamentos menores, certamente que poderão viver com 1500 a 2000 facilmente. As contas que coloquei no site há alguns anos NÃO mudaram praticamente desde então. Dê uma olhada naquele post.

      Quanto ao negócio dos doces, bem, isso é um problema. Primeiro, Coimbra tem uma rede de docerias daqui, estabelecida há várias décadas, fora as padarias normais que sempre têm doces e etc. Segundo, e principal, os portugueses NÃO gostam dos doces brasileiros. Aliás, não é um problema com nossos doces ou bolos, mas com açúcar em geral. Aqui eles NÃO curtem coisas com muito tempero, sal ou açúcar. A comida em geral, fora dos lugares para turistas, é bastante insossa, o que inclui os doces – para ter um exemplo, nossa filha NÃO come os doces que NÓS fazemos em casa, acredite ou não. Como vive aqui desde muito pequena, adquiriu na escola o gosto local e não tolera nossos brigadeiros, beijinhos, bolos e etc. Assim, não aconselharia montar um negócio nestes, pois contaria basicamente com clientela brasileira, flutuante e nem sempre fiel. Por outro lado, se forem montar algo assim em Cascais ou em Lisboa, pode ser que tenham mais chance, porque o influxo de brasileiros PARA MORAR EM DEFINITIVO nestas regiões tem sido enorme. E com isso surgem modas que aqui não existem (as festinhas de aniversário de crianças aqui são completamente diferentes das brasileiras... vocês nem reconheceriam uma), podendo ser que lá, assim, possam atender esta clientela que não terá para onde correr. Mas isso seria algo para fazer AGORA, não daqui há uns 2 ou 3 anos, porque certamente será um nicho que vai ser preenchido por alguém neste interim...

      Nós, por exemplo, quando vamos a Cascais, procuramos sempre ir a uma padaria local (uma pequena rede) onde os doces são excelentes para o NOSSO padrão. Aqui em Coimbra, eu não vou a uma doceria há uns 6 ou 7 anos... já desisti. Faço em casa.

      Para atuar aqui você teria que reapreender o gosto dos doces e bolos para atender à clientela portuguesa. Brasileiros há muitos, mas não acredito que consiga manter um padrão de negócios ou uma boa vida apenas atendendo a eles – em especial porque são flutuantes... vem e vão ao sabor dos mestrados e doutorados. Em Lisboa, não. Tem zilhões que vieram para morar em definitivo.

      Algo para pensar... desculpe o balde de água fria. Mas a realidade é mesmo essa.

      Grandes abraços

      Coração

      Excluir
    4. Estava ansiosa por sua resposta rsrsrs
      Não devo dizer que fiquei feliz com sua resposta, mas acredito que foi melhor saber a realidade...
      Comida é o que melhor sabemos fazer e realmente não consigo imaginar qual outro ramo poderíamos empreender aí. Pesquisei bastante sobre o mercado de trabalho aí e parece estar bastante fechado... Empreender seria a melhor forma de sobreviver.
      Vamos traçando os caminhos com algumas correções de rota.
      Gratidão por sua disponibilidade.
      Paz e luz pra vocês!
      Abraços,
      Beatriz

      Excluir
    5. Olá, sou de Coimbra, descobri o seu blog e estou a gostar do que leio. Enfim, discordando de uma coisa ou outra, o que é natural. Talvez eu possa ajudar a esclarecer algumas coisas. Sobre as freguesias de Coimbra, note que o Vale das Flores (assim como a Solum) fica na freguesia de Santo António dos Olivais. Sobre os bairros e lugares que ficam na freguesia pode consultar a wikipedia (na página da freguesia).
      Fiquei surpreendido com a sua apreciação sobre os doces. Sinceramente, não sei como são os doces brasileiros, mas em geral os estrangeiros ficam surpreendidos com a quantidade de açúcar nos doces portugueses, sobretudo na doçaria conventual. Uma curiosidade: os esqueletos das freiras que viviam no antigo convento de Santa Clara a Velha revelaram que elas sofriam de cáries gravíssimas precisamente por causa da quantidade de açúcar nos doces que faziam ;). Experimente os pastéis de tentúgal e as barrigas de freira.

      Excluir
  27. Olá, queridos !
    Estive em Lisboa e Coimbra entre 31/12 e 02/01/2018 .
    Deve confessar que Coimbra roubou meu coração rs rs ...
    Amei as ruas , a Universidade e fazer comprinhas no Continente! Hehehe .
    Até janeiro do próximo ano , com muita fé , nos mudamos definitivamente.
    Este parece ser um dos locais mais tranquilos e econômicos de Portugal para se viver .
    Agradeço toda a informação disponibilizada aqui no blog por todos .
    Um abraço a todos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão... 31/12 e 05/01/2018

      Excluir
    2. Que bom, Simone, que pudemos ajudar em algo.

      Coimbra é mesmo uma cidade adorável. Quanto a ser econômica, bem, há muitas outras mais baratas (Leiria, Évora, Bragança, Guimarães, todo o Algarve e etc), mas poucas com melhor qualidade de vida. Gostamos daqui, embora, após tantos anos, já estejamos pensando em outros vôos.

      Espero que venham e gostem.
      Ah, e o Continente é demais, né?! kkkk

      Abs

      Coração

      Excluir
  28. Olá Coração e Docinho, não sei se ainda estão em Coimbra e se ainda mantêm o blog. Mas cada seja possível tirarem um dúvida, agradeço. O Vale do Rosal fica na parte baixa ou alta de Santa Clara? Sabem se é uma boa localidade? Grata.

    ResponderExcluir
  29. olá adorei o blog... Sabe me dizer onde é melhor em Coimbra para morar com uma criança de 04 anos e um bebê? obrigada

    ResponderExcluir
  30. Olá! Adorei o seu blog, tem muitas informações importantes, parabéns pela disponibilidade em ajudar.
    Eu, meu marido e meu filho (de 6 anos) estamos pensando em passar um tempo morando em Portugal (Coimbra me pareceu a melhor opção) para ver se nos adaptamos e se realmente conseguiremos ter uma vida mais simples e tranquila do que no Brasil. A maior questão é que sou servidora pública federal, teria que pedir licença sem vencimentos por 2 anos, avaliar se vale a pena mudar definitivamente para Portugal e então pedir exoneração, sem levar nada.
    Hoje em dia meu marido tem uma Gelateria Italiana muito tradicional aqui em Niterói-RJ (já tem mais 15 anos), que comprou de um italiano muito amigo nosso, que decidiu voltar para a Itália.
    Além disso meu marido está em contatos com empresas de marketing aqui do Brasil que querem se expandir para Portugal e também seria uma possibilidade dele trabalhar com isso.
    Se não for abusar muito de sua boa vontade, gostaria de saber sua opinião sobre o mercado em Coimbra para Gelateria/Sorveteria italiana, teria espaço, seria bem aceito?
    E mais uma pergunta, sobre educação e saúde em Coimbra, dá para contar com o serviço público ou assim como no Brasil, a diferença de qualidade de serviços público e privado é muito grande?
    Obs: também estamos avaliando a possibilidade de ir para Guimarães, pois fiquei encantada, mas penso que talvez não seja tão estruturada como Coimbra para uma criança de 6 anos.
    Muito grata
    Vanessa

    ResponderExcluir
  31. Olá Coração,

    O blog me parece fascinante. Não sei se ainda está ativo, mas ainda assim escrevo.

    Irei a Coimbra em outubro para cursar doutorado. Irei morar na residência do observatório. Pelo menos nos primeiros meses. Gostaria de saber, caso saibam, se posso ter qualidade de vida e facilidade de acesso ao centro desde lá e também se conseguirei me locomover em bicicleta em Coimbra (considerando a quantidade de subidas e descidas da cidade).

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luísa,

      Desculpe a demora, mas o Blogger não estava me deixando publicar nada por uma destas maluquices de internet! :)

      Vamos lá:

      1) estamos inativos nas publicações, mas seguimos firmes e fortes em Coimbra e, sempre que possível, tentando ajudar!

      2) O observatório fica no alto de um morrão! (como imagino que tenhas visto no Maps) e certamente não é o melhor local para viver se vais andar de bicicleta. Especialmente porque terás que descer o Santa Clara e depois subir algum outro morro para ir para o seu doutoramento (todas as unidades da UC ficam em locais altos). E depois fazer o inverso, muitas vezes de noite. Ademais, no inverno chove muito frequentemente e faz bastante frio tanto de manhã (4 graus são comuns) como depois do entardecer (8 graus). Vento+chuva+frio não combinam muito com bike! Há linhas de ônibus que passam pertinho do observatório (ou te deixam a uns 300 m) e que te levarão à Portagem, de onde pegas ônibus para toda a cidade de Coimbra. MAS minha melhor sugestão seria um carro mesmo.... compra-se um por uns 2 mil euros (velhinho, mas em bom estado) e o custo de manutenção não é tão caro assim (uns 100 de "ipva" e uns 70 de seguro obrigatório, tudo por ano).

      3) nós chegamos a olhar para morar no Observatório uma vez, mas não era viável com uma criança. Uma pessoa sozinha ou um casal JOVEM dá, mas se não tiver este espírito ou tiver filhos, sugiro ficarem atentos para outras alternativas o quanto antes.

      Espero que isso ajude!

      Abs

      Coração

      Excluir
  32. Boa noite Coração e Docinho! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Achei muitas informações importantes aqui! Espero que continuem ativos para me responder. Me chamo Tatiana e pretendo (caso a pandemia deixe) cursar um doutoramento em economia na universidade de Coimbra. Irei com meu esposo (cursará doutoramento em direito) e nossa filha de 3 anos. Tenho duas dúvidas principais. A primeira é em relação a escolher o jardim de infância para minha filha. Vi que tem o da Universidade de Coimbra, como seremos estudantes acho que temos chances. vocês conhecem e recomendam? Aliás, quais jardins de infância na cidade vocês recomendam? A segunda é em relação a moradia. Estava me programando para ir no finalzinho de agosto e ficar em um Airbnb por uns 20 dias até achar um apartamento ou casa para arrendar. Li que vocês recomendam alugar antes, pois os melhores lugares não estarão mais disponíveis; mas com a situação da pandemia nem temos certeza se conseguiremos ir de fato... Idealmente, gostaríamos de alugar um T2 ou T3, renovado. Vi que recomendam duas imobiliarias, mas não achei muitas opções no site. Podem nos ajudar com contatos? Além disso, queria saber o motivo de terem optado por morar em Santa Clara. Obrigada e espero que estejam bem!

    ResponderExcluir
  33. Achei esse post: continuam recomendando estás?

    1) Fundação Bissaya Barreto, que tem dois locais, em Bencanta (que é um pouco fora da cidade, mas é um "campus" bem grande e onde certamente não faltarão vagas) e aqui em Santa Clara, dentro do Portugal dos Pequenitos, mas são poucas vagas (tem apenas 1 sala por cada idade). Os preços variam em função da sua renda comprovada sendo o máximo 270 euros - TUDO incluído, funcionando de 8h às 18:30.

    2) Capuchinho Vermelho - fica em São Martinho O Bispo e temos ótimas referências do filho de uma amiga que estuda lá. Também tem o horário alargado, tem baby sitter e etc, mas não sei os preços.

    3) Nova Bola Amarela - fica perto da Quinta da Portela e da polo de informática e engenharia da UC. É um pouco mais cara e fica um pouco fora de mão, exceto para quem mora perto. Mas é um ótimo espaço e em geral todos gostam muito. Is preços são em torno de 320 euros e o horário é de 8 às 20h.

    4) João de Deus - fica na Alta da cidade e é muito bem recomendada. Tem um método próprio de ensino que faz um grande sucesso aqui, mas não conheço ninguém que estude lá para te dar melhores informações.

    Agora, há escolas públicas e os povo aqui gosta muito. Mas é complicado de arrumar vaga, porque a procura é enorme.

    Abs e boa sorte nesta mudança!!

    Coração

    ResponderExcluir
  34. O site do apartamento com vida não funciona mais.. fechou?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas