sábado, 24 de março de 2012

Cultura

Bom, a cultura dos portugueses é muito diferente da brasileira, costumo ouvir por aqui que os brasileiros estão sempre pensando e esperando o futuro, enquanto os portugueses estão sempre apegados ao passado e recordando ao que já foram algum dia. Esta diferença cultural vão desde as musicas - que no Brasil no geral são mais animadas e aqui são mais melancólicas e tristes (como o famoso FADO) - até ao grande interesse por política pela população em geral e a forma de encarar o trabalho (no Brasil as pessoas topam qualquer coisa pra sobreviver, já aqui o trabalho braçal e operacional é feito em grande parte por imigrantes, inclusive brasileiros, pois eles não estão dispostos a fazê-lo).

Quanto a isso, um exemplo bem claro foi retratado em uma reportagem que vi uma vez na televisão em que relatava a diferença da quantidade de trabalhos oferecidos, quantidade de trabalhadores imigrantes e os trabalhos operacionais em Portugal, mostrava uma plantação em que a maior parte dos trabalhadores eram imigrantes (brasileiros, angolanos e tailandeses) e que os trabalhadores portugueses estavam apenas em cargos administrativos. A responsável pelo RH disse que disponibilizava as vagas nos balcões de emprego e que os portugueses chegavam lá trabalhavam 1 dia e não voltavam mais, outros muitos nem iam quando ficavam sabendo que as vagas eram para trabalho no campo, então tinham que preencher as vagas com imigrantes que topavam fazer o trabalho. (Mais um sinal de que estas "BOLSAS" tudo não valem de nada, se não obrigam a pessoa a correr atrás e se preparar para se desgarrar das ajudas do estado, se tornando eternos sangue-sugas).

Além de tudo penso que aqui em Portugal eles ficam muito restritos à realidade deles apenas, sem grande conhecimento ao que acontece no mundo em geral, as notícias dos telejornais são centradas nas questões do país, abrindo brechas para assuntos relacionados à União Europeia, mas no geral quando se tratam de assuntos relacionados ao impacto na realidade portuguesa. Isso cansa... é chato demais...

Bjinhos



Nenhum comentário:

Postar um comentário