Santa Maria da Feira

Olá Pessoal,

A paciência de escrever não é muita, mas acho que esse tema vale bastante a pena.

Bem, aqui em Portugal há incontáveis feiras medievais acontecendo ao longo do verão. É uma coisa bem legal, ainda mais para nós que viemos de um país em que o mais antigo não data além de uns poucos séculos. Enfim, os caras se esmeram, várias pequenas cidades fazem suas feiras e muitas são realmente simples, outras bem rebuscadas, mas todas contam com intensa participação popular e engajamento de toda a comunidade no projeto.

Óbidos é de longe a mais falada, mas Santa Maria da Feira, uma pequena cidade perto do Porto, superou todas as outras e por muito! É sensacional!!

Primeiro, é ENORME! Andamos por lá durante várias horas (cerca de 6h) e não conseguimos ver tudo em detalhes. Embora tenha as mesmas coisas das outras (diversas encenações de época, batalhas, discursos antigos, exibições de falcoaria...), a dimensão é diferente, BEM maior. O espaço é lindo, logo abaixo do castelo, próximo a uma mata nativa, tudo muitíssimo bem apurado e feito, com todos participando com caras de extrema felicidade. Organização nota 10! Espaço nota 10! Tudo nota 10! (tô parecendo o cara do Carnaval lendo as notas das escolas de samba! rsrsrsrsrsrsrsrss).

E barato! Apenas dois euros para entrar (isso é, se chegar após as 15h, pois antes é "de grátis"). O chato é estacionar, portanto sugiro não irem no fim de semana e chegarem cedo. Lá dentro os preços também são bons, sendo a maior parte comidas típicas medievais, exceto pelo chopp (fino) presente em todos os lados. Para os bons amantes da Coca-Cola e outros produtos mais recentes do que 1180, logo na entrada há um bar - se não me engano chama-se Perdiz ou algo assim - onde vendem coisinhas modernas também.

Dentro do perímetro, além da floresta e dos locais de apresentação e venda de produtos antigos, exóticos e etc (há uma rua lateral uns 100m após a entrada, do lado esquerdo, onde vendem coisas de origem norte africana, muito interessante para quem está decorando a casa), há um museu simpático. Simples como tudo o mais na cidade, mas bem simpático, o museu é gratuito - se quiser pode contribuir com 1 euro para a manutenção e ganha um ticket com descontos em algumas coisas - e onde há artefatos históricos da região e vários achados arqueológicos feitos no castelo e arredores.

A festa vai até cerca de 1h da manhã e acho que quem deixar de ir terá perdido um excepcional passeio.

Vou postar umas fotos daqui a pouco para animar os interessados.

Abs

Coração





























Comentários

  1. oi, família... docinho tá aproveitando bem. realmente portugal tem seus encantos... muito legal essas feiras medievais. eles curtem, né? bjs e continuem enviando notícias boas como essa. bjs - mamãe...

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Gostei muito de ler o blog
    estou me mudando para Coimbra com meu marido agora dia 16/09.
    Espero novas dicas!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure-nos, Luciane, pois podemos ajudá-la no que precisar, ok?

      Assim que o tempo permitir coloco novidades mais recentes, ok?

      Abs

      Coração

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas