domingo, 23 de dezembro de 2012

Coimbra é entediante?

Hoje conversando com dois candidatos a virem residir aqui na cidade surgiu este assunto. E achei melhor mencioná-lo aqui no blog também...

E a resposta é: depende!

Para algumas pessoas Nova York será entediante. Para outras, algumas cidades no interior do Amazonas bombam! Daí o "depende" acima. Mas vamos elocubrar...

Primeiro de tudo, Coimbra fica pertinho do Porto e de Lisboa, respectivamente 1:30h e 2:00h de carro de distância. Portanto, encheu o saco? Lá tem shows praticamente todos os dias, ópera, teatro e tudo o mais, fora as zilhões de exposições constantemente.

Em Coimbra há dezenas, ouvi dizer que chega a pouco mais de cem, galerias de artes. Há quem goste muito - não é definitivamente a nossa praia!

Há cinemas de montão - contando aqui nos dedos são uns 15, alguns com 3D.

Há praia no Atlântico a cerca de 40 minutos de carro (Figueira da Foz) e fluvial, no Mondego, a 2 minutos a pé aqui de casa ou a 15 de carro um pouco mais "upstream".

Há 3 shoppings dentro da cidade e mais 2 outlets um pouco fora, mas perto o suficiente para um "animado" ir de bicicleta.

Há vários parques, sendo dois bem grandes (Choupal e Parque Verde), onde se pode praticar seguramente vários tipos de esportes ao ar livre ou simplesmente fazer pick-nick ou só sentar e ler um livro e curtir a Natureza.

Há museus (vários) não só na cidade como em toda a redondeza.

Há incontáveis vilas e aldeias, algumas com centenas de anos, para se conhecer nos arredores.

TODOS os homens aqui praticam esportes (em geral ciclismo ou futebol, mas também a maior quantidade de Kickboxing que já vi na vida, além de Judô, Karatê, Basquete e etc). O difícil é ter uns quilinhos a mais... rapidamente nos sentimos deslocados! As mulheres, embora sejam mais modestas nos esportes ao ar livre, são ratas de academia. E há dezenas pela cidade.

Livrarias há aos montes. Em vários supermercados há livrarias maiores do que em muitas cidades do Brasil.

Tem escola de gastronomia, tem escola de hotelaria, tem escola de .... (preencha com o que quiser, porque aqui tem). E além disso a Universidade tem incontáveis cursos livres, basta querer frequentar (e pagar uma graninha neles, claro!). Há inclusive de línguas, aliás, algumas bem exóticas.

Barzinhos? Há várias dezenas, sendo que os estudantes lotam muitos, mas há cervejarias artesanais, há botecos para todos os gostos e tipos. Também há boates, mas não posso falar muito delas, porque nunca fui. Porém, tem uma que tem um vagão de trem dentro! E no 3º andar!!! Como funciona como bar também, eu e a Docinho fomos dar uma olhadela... e é show de bola!

Restaurantes? Tem indiano, paquistanes, chinês, japonês, italiano, brasileiro (inclusive muitas churrascarias rodízio), português e quiçá outros que eu não saiba.

Fast food? McDonald's, Pizza Hut, Mister Pizza (não é o do Brasil... É MELHOR!!!), KFC e etc. Nos shoppings e fora deles.

Agora, se com tudo isso alguém ainda achar que é entediante, não se avexe... tem sempre como dar uma fugidinha até Lisboa ou mesmo até Paris (passagem de Lisboa, em boas épocas, custando cerca de 60 euros).

:)

O mais difícil aqui, caros leitores, não é ter o que fazer. É ter COM QUEM fazer. Isso sim é difícil. As pessoas são muito fechadas e é complicado fazer amigos. Quem já viveu no interior de Minas saberá do que estou falando, porque aqui é igualzinho.
Superado isso, o resto é moleza!

Abs

Coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário