Mais perguntas!

"Boa noite Docinho/Coração,

me chamo Mia.Eu e meu marido vamos lançar nossa candidatura para um mestrado na UC 2013/2014.
Adoro o blog de vocês, ele é bastante completo e tem me ajudado muito, em diversos aspectos, mas nada como falar diretamente com vocês para esclarecer todas as minhas dúvidas. Vamos lá:

* Nós temos uma cadelinha, como é a aceitação por aí? Será que é difícil encontrar aptos que aceitem animais de estimação?
* Em relação a moradia, achei um pouco confusa a divisão dos bairros de Coimbra. Será que eu consigo alugar um T1 num bairro tranquilo por menos de 200 euros?
* Em relação a mudança, o que vocês recomendam que a gente leve? Algum eletrodoméstico, roupa de cama, utensílios, roupas, calçados...
* Em relação a comida, eu tenho visto muito que por aí a carne de boi é pela hora da morte né? o que é que vocês comem? Os temperos que tem aí são os mesmos daqui?
* E a universidade? É tudo o que dizem mesmo?

Desculpas pela exploração com tantas perguntas. Se vocês me permitirem ainda terei várias!!! rsrsrs

Ah, outra coisa... Eu trabalho aqui no Brasil com Comércio Exterior, e eu te mandei aquele link porque o acordo do qual ele trata é BILATERAL, isso significa que daqui para Portugal a regra é a mesma. Além disso existem outras formas de vocês fazerem essa mudança e sair bem mais barato. Seus pertences podem ir via marítima num navio cargueiro em um container fracionado, e o frete vai ser bem inferior aos 1800 euros cobrados no cruzeiro.
Se vocês precisarem de ajuda nesse processo eu posso fazer isso sem problema nenhum e a custo zero.


Desculpas de novo por tantas perguntas..."


Oi Mia,

Pô, mulher, que pena que só resolveu nos escrever agora, porque já entulhei a casa de uma amiga com meus bagulhos! Mas gostaria muito de saber mais sobre esta forma alternativa de mudança - isto é, sem empresa propriamente dita - porque poderá ser útil em alguns meses quando o nosso saco para lidar com isso melhorar e também para outras pessoas que venham a passar pelos perrengues que estamos passando! Portanto, mande aêêêê estas informações, ok??! E desde já obrigado!


Quanto às suas dúvidas, aqui todo mundo tem cachorro. Aqui no prédio, por alto, há uns 10 apartamentos com cães, e no nosso contrato não há qualquer observação sobre animais. MAS nos anúncios que eu vi quando estava procurando quase todos diziam que não aceitavam animais de estimação. Nós não temos - só o Monstrinho kkkkkkkkkk - e ninguém que eu conheça tem, portanto, não sei te dizer com certeza sobre o assunto. Mas que todo mundo aqui tem cachorro, isso é verdade!  :)


Acho MUITO difícil alugar um apartamento decente num bairro decente por esse valor, Mia. Há aquela residência universitária no Santa Clara e que gira nestes valores, poderia ser uma opção. Mas não sei se aceitam cães, viu? Em geral APs de 1 quarto (T1 na nomenclatura deles) em bons bairros custam em torno de 300 a 400 euros. Fora da cidade em Condeixa ou outras cidadezinhas dormitório aqui perto pode ser que ache. Dê uma olhada na imobiliária ERA, porque é a maior daqui e certamente poderá ter uma boa idéia dos preços. 

Sou sincero, sou fresco, não gosto de muvuca, detesto barulho e confusão. Então, bairros bons para mim são o Santa Clara, Solum, Vale das Flores, Celas (alguns lugares), Quinta da Portela e por aí. Mas também são mais caros... A cidade é bem pequenina, ao contrário do que o mapa sugere, então os bairros são beeeeeeem pequenos também, exceto, talvez o Santa Clara que é o maiorzinho. O resto são 4 ou 5 quarteirões só! É pequeno mesmo... :)

Em relação ao que trazer, Mia, depende MUITO dos objetivos que têm. Se vão vir, fazer a parte teórica do mestrado, catar as tralhas e voltar para o Brasil e concluir a parte prática (monografia) no Brasil, não vale a pena trazer nada, exceto os objetos mais pessoais. No geral, digo que não vale a pena trazer qualquer eletrodoméstico (há o problema da tensão - aqui é 220v e 50Hz) ou roupa de cama (exceto uma muda para chegar e ter onde deitar), mas somente roupas pessoais - menos as de inverno, porque não servirão para nada e as daqui são em geral muito melhores e baratas de comprar. 

Montar uma casa COMPLETA aqui é barato, ainda mais se não for muito exigente e aceitar "móveis" de estudante. No nosso caso, não fizemos assim, mas conseguimos montar a casa TODA com uns 1500 euros ou pouco mais. Nada chique. Se comprar no OLX (um mercado livre daqui), deve conseguir pela metade desse preço. 

Comida... esse é um perrengue. NUNCA NA VIDA COMI TANTO FRANGO!! kkkkkkk A carne de boi é cara mesmo. Mas pior do que cara, é ruim! O corte deles é totalmente diferente do nosso e a carne tende a ser fibrosa, gordurosa... Se tiver com grana no bolso, vazia (seria algo parecido com o nosso filé mignon) é muito boa, mas cara - uns 15 euros o quilo. Porco é muito barato aqui, até mais do que o frango. Mas tem cabrito, coelho, milhões de peixes e mariscos diferentes e são baratas. Nós vamos muito de frango e peru mesmo. 

Os temperos existem aqui todos os daí, ao menos os que usamos no Sudeste (coentro, manjericão, orégano, páprica...). Tem caldo Knorr igual aí. O ruim é o shoyo... não achamos nada que substituisse o daí, pois os daqui são fraquinhos. 
As comidas prontas são incontáveis, há de todo tipo  e quem não quiser cozinhar pode viver a vida sem fazer propriamente nada, pois há de tudo semi-pronto ou pronto no mercado. Tudo mesmo. Mas em geral o tempero é fraquinho em relação ao nosso no Brasil. Eu sempre que como uma refeição já pronta dou uma garibada no tempero. 

Quanto à Universidade, veja a resposta que dei para o Anderson ainda a pouco. Mas vou repetir: NÃO É ESSAS COISAS, tá? Ao menos nas áreas que tenho conhecimento são piores do que em boa parte das particulares do Brasil. MAS tem prestígio. Se vem, por outro lado, em busca de grandes conhecimentos e aprender é tudo que te importa, faça no Brasil mesmo. Será muito melhor servida do que aqui. Chato falar isso do título que temos, mas é a verdade... 


Fico esperando suas informações sobre a mudança, ok? E não se furte de fazer mais as perguntas que quiser, ok?


Abs


Coração

Comentários

Postagens mais visitadas