Mudança internacional

Oi pessoal,

Como vocês sabem, viemos para cá para estudar. Íamos ficar um tempinho. E o tempinho foi se prolongando, se prolongando, se prolongaaaando e... virou um tempão! E estamos cá. Bem, a parte MUITO triste de se mudar para outro país é: o que diabos fazer com tudo que você acumulou durante toda a sua vida???!!

Em geral, quando vamos ficar pouco tempo, alugamos um box em alguma empresa e deixamos isso lá. A Granero tem este serviço e até não é tão caro. Outros alugam um AP ou deixam na casa de parentes. Foi o que fizemos. Mas e se o tempo inicialmente previsto se prolongar, talvez ao infinito? Bem, neste caso, muito provavelmente faremos uma mudança internacional, não é? Simples?

NÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO!!! Nada é simples nesta vida!!! Principalmente quando você acha que vai ser!

Veja bem, no Brasil temos hoje poucas coisas, pois nossos móveis e utensílios eletro-eletrônicos foram todos vendidos quando viemos. Afinal, ficar com isso desmontado seria o mesmo que jogá-los fora, pois móveis empenam e etc e tal, e eletrônicos parados tendem a estragar ou mesmo a deixar de ter valor, veja o caso das TVs (quando saímos do Brasil eu tinha uma TV de 46 polegadas de LCD e era tudo de bom, último modelo. Hoje vale sh%*&*¨&%¨&it, porque saíram as de LED e 3D). O que sobrou eram as coisas de valor sentimental, além de livros... MUITOS livros - o que tem ENORME valor sentimental para mim, um aficcionado por livros desde a infância.

Naturalmente, agora seria hora de trazer isso. Contactei algumas empresas e formos fazer orçamentos. Chora!!! Arranca os cabelos da cabeça (e onde mais encontrá-los!!)!!! Caramba, por cerca de 5 m³ - para quem não sabe, as mudanças internacionais são embaladas e despachadas de navio ou avião e medidas por peso e volume, daí os metros cúbicos - o que não é muito levando em conta que basicamente são apenas livros, louças (cristais...), CDs, teclado, violão e fotografias. Enfim, 5 m³. Sabe quanto ficaria essa bobagem?

Chute!
Errou!!!
Tente de novo!
ERROU!
Mais uma chance...

Bem, em princípio os orçamentos apresntados ficaram entre 7.000 e 9.000 DÓLARES, tirando os valores possivelmente cobrados aqui em Lisboa para o desembaraço. Fico pensando em quem vier com mala e cuia!

Detalhe: sabe aquele quadro, poster mesmo, que ganhou na adolescência e emoldurou, que tem valor sentimental, mas não é nenhuma obra de arte? Ou uma esculturazinha pequena que comprou na feira hippie? Precisam de autorização do IPHAM para deixar o país!!! Sério! Mas é um poster??? Não interessa, meu amigo, é "obra de arte". E isso leva tempo, custa dinheiro e etc.

A burocracia também não é pequena. Tudo bem que as empresas tomam conta de uma parte do processo, mas nem de todo ele.

E aí, como ficamos?
Não ficamos!

Empacotamos tudo de novo e pedimos pelo amor de Deus a ajuda dos amigos para deixar as coisas por mais um tempo na casa deles enquanto decidimos o que fazer da vida...

Há opções?

Bem, minha amiga Flávia uma vez tinha falado de um tal navio que faz cruzeiro interatlântico entre o Brasil e Portugal e que algumas pessoas tinham falado com ela que compravam um camarote e enchiam o mesmo com suas tralhas e levavam para o Brasil. Com isso evitavam os custos das mudanças internacionais. Achei isso estranho, mas como aprendi a não duvidar de nada nesta vida, fui atrás das dicas dela e hoje fui ter (acostume-se, em Portugal vocês não se encontram, vocês "têm" com alguém) com a Marta, funcionária de uma agência de viagens aqui em Coimbra. E ela confirmou a história!

Devagar com o andor...

Ela confirmou que isso EXISTE, mas não sabe detalhes. Ficou de ver para mim e me enviar um email com mais informações. SE isso se confirmar, talvez seja a solução para nós e também para outros que queiram vir. O navio - de cruzeiro, não de carga, com piscina e etc - leva uns 20 dias cruzando o Atlântico - pois vem parando em vários portos fazendo turismo - e custa na cabine dupla em torno de 1800 euros. Bebidas incluídas. Comida ainda não sei. Perto do preço da mudança está bem barato. Mas não sei os detalhes...

Agora, sei que ele sairá do Brasil em 3 de março de 2013, fará o seu tradicional passeio até a Argentina e Uruguai - com você e sua mudança junto! - e depois vem até Lisboa. Como desembaraçar isso tudo, papelada, etc, não sei de nada. Tudo terá que ser pesquisado. MAS já é uma luz no fim do túnel. Portanto, vai mudar para Portugal? Pense nisso, talvez seja uma opção ao invés de ter que doar um rim para pagar a mudança!

Quando tiver mais informações, posto aqui.

Abs

Coração

Comentários

  1. e aí conseguiu? isso existe mesmo?? se puder me responder rosana_alves25@hotmail.com
    muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosana, não tentamos no final das contas... mas há um outro post aqui no blog falando sobre isso. :) Abs Coração

    ResponderExcluir
  3. SOBRE MUDANÇA INTERNACIONAL
    Minha empresa é especializada em mudanças internacionais (cuidamos de todo o processo, desde a embalagem de seus bens na origem até a entrega e montagem deles no novo endereço) e posso te passar todos os detalhes de prazo e custos para o seu caso.
    Peço que por gentileza entre em contato comigo através dos canais abaixo:
    ACE LOGÍSTICA
    e-mail: tomas@acelogistica.com
    Telefones: (11) 2312-4733 / 3374-0310
    Celular: (11) 96609-4200

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas