Perguntas da Kátia


A Kátia mandou email perguntando (aliás, aproveito para reforçar que as perguntas devem ser feitas aqui via blog, tá pessoal? Via email demora muito mais para que nós respondamos e cria alguns problemas, portanto, força no blog e perguntem por aqui mesmo!!):

"Boa Noite Docinho e Coração,

Há um tempo meu marido e eu estamos pensando na possibilidade de ir morar em Portugal e por sorte nos deparamos com seu Blog!!!! Colocamos um prazo para adiantarmos todas as nossas contas e se isso der certo vamos nos aventurar!

Em primeiro lugar, meu marido vai fazer um mestrado, o qual já estamos verificando as possibilidades em Porto, pois vamos precisar trabalhar para nos manter.
Outra coisa, eu trabalho com doces e estamos pensando seriamente em abrir uma doceria simples e aconchegante lá então preciso saber sobre farinha de trigo, chocolate em pó e chocolate em barra são encontrados facilmente por aí? Outra coisa são utensílios de cozinha, encontramos facilmente panela de pressão, formas e artigos para confeitaria?
E a mudança.... nosso apartamento é financiado e as parcelas são bem baixas, ao ponto de o aluguel cobrir e sobrar o valor da parcela. Já os nossos móveis e alguns utensílios estamos pensando em fazer um "bota a fora" aqui msm.... Já listamos o que vamos vender e o que vamos guardar, mas ficou a dúvida, dá para levar TV de LED e alguns utensílios de cozinha na mala????
Agora a última pergunta (por enquanto!!!) Quanto de dinheiro se pode levar na viagem?
Ah!!! Amei as dicas sobre moradia, estávamos olhando alguns sites, mas vi um blog de uma moça que chegou e ficou num albergue em Porto enquanto a amiga procurou o imóvel.... Seria prudente?

Aguardo resposta!!!

Bjusssssssss

Kátia"

Oi Kátia,

Vamos por partes:

1) emprego está complicado. Não que não tenha, mas são empregos bem subalternos mesmo, coisa de salário mínimo, muito trabalho, remuneração baixa. Exceto se forem muitíssimo bem qualificados na área de informática (onde sobram empregos) ou algumas outras bem específicas, vão ralar um bocado para achar algum emprego legal.

2) Acha-se com facilidade todo tipo de coisa para doceria por aqui. Talvez as coisas típicas do Brasil (leite de côco, por exemplo, nunca vi por aqui) sejam mais difíceis, mas no geral é fácil. MAS vender os doces é que será um problema!! Veja bem, os doces deles são MUITO diferentes dos nossos! Aqui os doces brasileiros são considerados excessivamente doces e as pessoas usualmente não os consomem. Nós fizemos uma festinha de aniversário para o Monstrinho logo depois de chegarmos e fizemos alguns docinhos e bolo para levar para a creche... sobrou tudo. Brigadeiro, beijinho de côco, bolo de chocolate e etc... praticamente não comeram nada. As festas de crianças praticamente não têm doces, não têm refrigerantes e nem aquelas decorações cheias de coisas que normalmente fazem no Brasil. Portanto, melhor pesquisar este mercado melhor antes de pensar em enveredar por ele... :(
(PS: eu falo por Coimbra, viu? Acredito que seja a realidade do país inteiro, mas certeza mesmo tenho daqui e desta região)

3) Trazer a TV não adianta, pois o sistema de TV aqui é diferente da do Brasil e no geral não funcionarão. Tem que ver se sua TV aceita o sistema PAL (o nosso é PAL-M, o que é diferente) e se aceita corrente em 50Hz e 220v. Se aceitar, pode sim trazer. Mas, sinceramente, é bobagem. Melhor vender aí e comprar outra aqui. São excelentes e em geral bem mais em conta do que no Brasil. Quando viemos nós vendemos uma TV LCD de 47 polegadas e bem novinha por aprox 60% do preço dela nova. Compramos uma aqui de LED, 3D e super-moderna mais ou menos pelo mesmo preço. Verifique os preços na FNAC ou na PIXMANIA e confira.

4) Na viagem pode-se trazer, salvo engano, 5.000 euros em dinheiro cada um. Mas veja o post que coloquei sobre trazer dinheiro para cá.  Não é tão complexo quanto muita gente acha e funciona redondinho...

5) No Porto eu não tenho experiência, mas aqui em Coimbra é super-tranquilo. Tenho uma amiga que chegou a morar numa pensão por algum tempo e foi muito tranquilo. Agora, o Porto, segundo a experiência de uma outra amiga, é cheio de apartamentos "armadilhados", isto é, velhos pra cacete e que os caras dão uma garibadinha para enganar os trouxas. Fique bem atenta, ok? Eu aconselharia procurar nos sites da ERA ou da PRABITAR (ou PRABITTAR) que são duas imobiliárias enormes e nacionais e com isso a chance de erro é menor.

Bem, estamos por aqui para ajudar no que der, ok?
Abs e espero ter ajudado.
Desculpe pela demora em responder, mas via email é sempre muito mais complicado mesmo.

Coração

Comentários

  1. Agradeço pela resposta!!!!

    Quanto aos doces, ontem fiz uma pesquisa e acabei mudando de ideia!!! rsrsrrs
    Decidimos ir e analisar o local para suprir a necessidade... A verdade é que minha área é a cozinha msm!!! Rsrsrsr...
    Já em informática, vc sabe se pedem mta qualificação ou experiencia??? Pq sou professora de informática para crianças, mas não tenho formação específica!!!!

    Bjusssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Kátia,

    Quanto à formação específica, veja bem, eles aqui são EXTREMAMENTE formalistas, ou seja, tudo tem que ter um papelzinho, um carimbo, uma nota e etc. Imagino que com os professores eles sejam também tão legalistas quanto com o resto do "povo" :) Além disso, cursos extra-classe como vemos normalmente no Brasil aqui são menos comuns, porque as aulas desde a infância são em horário integral e muitos colégios já fornecem aulas de informática na própria grade. Há o que eles chamam de ATM (ou algo assim), que são atividades fora das horas (uma forma de manter as crianças ocupadas até os pais saírem do trabalho!) e que vão das 16h até cerca de 18h, e nestas pode haver cursos de informática, música, esportes e etc. Mas no geral são vinculadas aos próprios colégios e as exigências de contratação imagino que sejam as mesmas. :(
    No lance da cozinha, eles apreciam bastante a cultura e comida brasileiras, Kátia. Há dezenas de restaurantes brasileiros por toda a parte, em especial churrascarias e comida à quilo. Sabe o que não há aqui, pelo menos que eu saiba? Casa de chá no nosso estilo brasileiro e rodízios de pizza (os que há são num modelo muito diferente do nosso). Quem sabe não é uma brecha para vocês?
    Mas como vc pensou é mesmo o ideal, ou seja, vir e analisar o local. A realidade do Porto é diferente daqui de Coimbra, sem dúvida, e talvez lá, inclusive por haver mais brasileiros, possam ser as coisas mais fáceis na área de cozinha, não acha?
    De todas as formas, boa sorte.
    Já decidiram quando vêm?
    Abs
    Coração

    ResponderExcluir
  3. Já decidimos sim, vamos mandar a candidatura para 2 faculdades, em Porto e Setúbal (em Setúbal temos alguns contatos de família). Entramos no site da imobiliária e vimos que as moradias são melhores em Braga que é bem próxima de Porto, já que moramos numa cidade grande, na qual td fica longe rsrsrsr achamos pouco 20 km!!!! E Braga é uma cidade bem bonita, pena que a faculdade de lá não atente à área de meu marido, mas msm assim vale a pena o trajeto (não gostamos muito dos imóveis disponíveis em Porto!!!
    Também amamos a cidade de Coimbra, mas lemos aqui msm que aí não é bom para trabalho então fica meio difícil.... Mas com certeza vamos passear por aí!!!
    Só esperamos que dê td certo!!! Queremos aproveitar este ano pq ainda não temos filhos e neste períodos estamos vendo alguns cursos rápidos e gratuitos por aqui para conseguir um trabalho melhorzinho (afinal nunca trabalhei de garçonete e nem ele de garçom!!!!

    Bjusssssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kátia,

      Braga não fica tão próxima ao Porto com vc mencionou, viu? São uns 60km e as estradas têm pedágio (que não são baratos), portanto, analise bem esta hipótese e veja se compensa mesmo. Outro detalhe é que em Braga faz MUITO frio em algumas épocas do ano - nestes dias tem nevado direto por lá e as estradas têm ficado intransitáveis por algumas horas ao longo do dia e da noite.
      Já viram MAIA como opção? Esta sim é bem pertinho do Porto (inclusive há metrô ligando as duas) e é bem simpática, pequenina, mas com bons apartamentos e a preços mais em conta do que morar no Porto propriamente dito. É uma opção...
      Espero que dê certo para vocês e, vindo, não deixem de entrar em contato para tomarmos um choppinho aqui em Coimbra e podermos lhes mostrar a cidade! :)
      Abs
      Coração

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas