Alcobaça

Um tempinho atrás fizemos uma viagem para ver Santa Maria de Alcobaça (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_de_Alcoba%C3%A7a).

Fica perto de Coimbra (1 hora e meia mais ou menos de carro). Tem como ir sem pagar pedágio pelas estradas nacionais, mas como não tenho paciência para milhões de rotundas e passar por zilhões de cidadezinhas, prefiro pegar as auto-estradas (novamente a velha e boa A1 e depois ir seguindo o GPS pelas outras). Total de pedágios uns 8 euros ida e 8 na volta.

O mosteiro é simplesmente lindo. Novo, algo mais ou menos de 1170, mas show de bola. Paga-se 6 euros para entrar, mas nos domingos até 14h é grátis, portanto, claro, fomos nós neste dia. Ainda pudemos assistir à missa, que foi bem bacana.

Ali perto há um local onde se reconstitui a batalha de Aljubarrota (para o bando de ignorantes que, como eu, nunca tinha ouvido falar nisso: foi o marco decisivo na independência de Portugal em relação à Espanha. Mais detalhes em http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Aljubarrota), mas ainda não conseguimos ir. Merecerá uma boa visita em breve.

Voltando à Alcobaça, que lugar lindo!! Vale a pena comprar um dos livrinhos na entrada (já que não pagou para entrar, gasta uma grana lá com os caras!) onde contam a história do lugar e também há zilhões de fotos legais.

A cidadezinha é também bem legal e vale um passeio. Ruazinhas jeitosas e um povo bem simpático.

Há um castelo arruinado que domina a paisagem (tirei uma foto onde se vê todo o mosteiro, veja abaixo), mas vale mesmo só pela vista, pois está arrasado.

Estacionar foi fácil. Mas saiba que vais ter que andar um pouco, mas nada demais.

Perto também tem o mosteiro da Batalha, mas sobre isso escreverei um post aparte. De todas as formas, se for disposto, vale a pena separar um dia para ver Alcobaça de manhã (domingo = grátis!), tarde na Batalha (entrada já é grátis mesmo).

Em Alcobaça estão enterrados vários reis portugueses (há aqui em Coimbra alguns também) incluindo o D. Pedro I deles. Esta história de amor vale a pena conhecer... bem Romeu e Julieta, mas mais antiga. Há um resumo na wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/In%C3%AAs_de_castro
A morada deles fica aqui pertinho de casa (chama-se Quinta das Lágrimas) e é linda. Vale a pena conhecer também. Muita gente vem aqui em Coimbra para visitar a fonte da saudade, dentro da Quinta, de acordo com a tradição de serem as lágrimas da Inês chorando pelo amor de Pedro. Piegas, mas bacana assim mesmo.
Se nada mais valesse ver no Mosteiro o túmulo dos dois já valeria a pena. São lindos!! Um trabalho como poucos que já vi. Show de bola!

Acho que é o que tem para falar a respeito.
Abaixo vão as fotos, ok?

Abs

Coração






Túmulo de D. Pedro I de Portugal


Túmulo de Inês de Castro, Rainha póstuma de Portugal








galeria dos papas e santos


Gregório Magno

















Escultura entre os túmulos de Afonso II e Afonso III




visão do local do túmulo de Pedro I



Visão do Mosteiro do castelo em ruínas

sala dos reis


Abs

Coração

Comentários

Postagens mais visitadas