Braga

Oi Pessoal,

Estivemos recentemente em Braga (e também em Guimarães, mas isso será outro post). Braga é uma cidade MUITO antiga, tendo sido sede de um episcopado desde os primórdios do Cristianismo, sendo, então, uma cidade repleta de monumentos históricos e arte sacra. É relativamente pequena e fácil de conhecer, principalmente o centro histórico (onde não entram carros). Achei, por outro lado, muito árida e com poucas áreas verdes, mas para visitar foi muito legal. Recomendo.

Ah, ficamos no Ibis, o qual fica no bem no centrão. Diária de 38 euros para nós três. Hotel decente, mas, ao contrário do Brasil, os Ibis aqui em Portugal não têm frigobar no quarto, portanto, olho vivo.

Abs

Coração

PS: algumas fotos na Sé de Braga tiveram que ser feitas às escondidas... portanto ficaram meio esquisitas, pois não sabia exatamente o que estava fotografando... :)











































Cruz de Ferro com a qual foi celebrada a primeira missa no Brasil  (depois foi eregida uma de madeira em terra firme para marcar o local da primeira missa)

Essas peças (aqui e abaixo) são em sua maioria de ouro ou prata... patrimônio da  Sé de Braga... e os caras pedindo esmola em cada cantinho... FALA SÉRIO!








































ESTAS são as fotos sem "visão" que mencionei... 















































O famoso São Longuinho












Vista do Hotel (com um BOM zoom)













































Comentários

  1. Olá, fiquei extremamente feliz em encontrar o blog de vcs, desculpe mas também vou fazer o que a maioria faz, perguntar!!!
    Eu sempre vivi inquieto pelo desejo de sair do Brasil, por muitos dos fatores que vc citou nos seus primeiros posts(é, eu li o teu blog todo ontem!!! Não consegui parar!!!), sei que vc não gosta de dar detalhes de sua privacidade, mas gostaria de saber a idade de vcs, vou logo direto ao fato, tenho 32 anos, minha esposa 30, e um filho o "Jumbinho" de 9 anos, vivo com esse desejo dentro de mim, de viver em Portugal e preciso saber se tua história seria compatível com a minha, não que será igual, mas pode dar um norte pra mim. Vou pra estudar e trabalhar, sabe algo sobre a área de engenharia da Universidade de Coimbra? E com estes dados em média gasto quanto para viver por estas bandas? Tipo colégio pro meu filho, ap 2 quartos, supermercado, agua, luz, internet, roupas de frio, etc. Obrigado desde já e continue postando por favor estou acompanhando teu blog, muito legal e inspirador.

    ResponderExcluir
  2. Oi Flores,
    Obrigado pelos elogios! :) É bom saber que nosso trabalho ajuda os outros de alguma maneira, nem que seja apenas para alimentar um sonho que, com algum trabalho, é viável como foi para nós.

    Quanto à nossa privacidade, bem, realmente sou meio paranóico com estas coisas, afinal, internet é um universo paralelo ao nosso e onde não há controles... kkkkk
    Mas vamos lá: eu tenho mais de 40, Docinho tem pouco mais de 30 e a Salgadinho tem cerca de 5 anos.

    Trabalho na área de engenharia aqui, no momento, está MUITO ruim, pois os investimentos do Estado cessaram por completo e a construção civil praticamente parou no país. E a meu ver não deverá retomar um ritmo normal em muitos anos, pois há apartamentos de sobra à venda. Entretanto, não sei sua área de engenharia (supus civil por ser a mais comum, acho eu!). Se tive algo que ver com computadores, excelente, pois eles têm MUITA carência de pessoal nesta área. Aliás, tanto aqui como em toda a Europa. Não sei te dizer como está na área elétrica ou mecânica, pois não conheço ninguém nestes ramos para poder me informar...

    A Universidade de Coimbra não é muito destacada na área de Engenharia, mas aqui pertinho, em Aveiro, sim, eles são dos bons no país. Ao menos pelo que ouvimos falar. E a cidade fica também num pólo industrial, onde certamente deve haver algum grau de interatividade entre a Academia e o Trabalho, o que não é a realidade em Coimbra, onde há apenas academicismos sem grandes interesses práticos ou aplicados (ao menos nas nossas áreas, veja bem, pois não frequento a engenharia e não sei muito sobre eles... ficam em outro pólo e sequer por lá passamos normalmente). Informe-se mais sobre Aveiro e também sobre Braga, onde há um pólo importante de indústria mais avançada no país, sendo que são universidades muito bem cotadas nas pós-graduações.

    O custo, conforme já mencionei em outros posts, variará muito de acordo com o padrão de vida de cada família. Nós mantemos um excelente padrão de vida, sem luxos, sim, mas muitíssimo confortável e sem qualquer privação ou restrição, e gastamos em média uns 2.000 euros por mês, incluindo viagens, academia, manutenção de carro e etc. Se forem pessoas mais econômicas e coisa e tal, acho que com uns 1500 dá para se virar bem, mas, novamente, isso variará conforme os "gostos" de cada família.
    (continua)

    ResponderExcluir
  3. (continuação)

    Quanto ao colégio do seu filho, a IMENSA maioria das pessoas têm os filhos em colégios públicos, onde os custos são próximos de zero (há uma taxa de alimentação, mas é pequena, e mesmo assim se quiser que ele coma lá ao invés de levar de casa). Os colégios públicos são bons (inclusive já tive oportunidade de conversar em inglês com uma aluna de um deles e o inglês dela era ótimo... tudo aprendido no colégio!) e, com alguma sorte, poderá encontrar um pertinho de casa e que esteja novinho ou reformado, pois há uns lindos e impecáveis e outros já bem mais antigos e com cara meio derrotada. Se optar por um colégio particular, encontrará aqui um ótimo colégio por 270 euros até o melhor colégio de Portugal (segundo pesquisa do Min. da Educação deles) nos últimos anos, cerca de 350 euros (veja nos sites: Fundação Bissaya Barreto e Colégio Rainha Santa Isabel, respectivamente). Não há em Coimbra colégios internacionais, mas em Marinha Grande, cerca de 80km daqui, há um por 320 euros mensais, assim como em Braga, mais ou menos pelo mesmo preço. Porto ou Lisboa, claro, são MUITO mais caros e encontrará colégios internacionais por 700 euros ou mais mensais.

    Quanto às demais despesas, os preços não variam muito do que já coloquei no passado. Em geral faça contas de serem mais BARATAS TODAS AS COISAS do que no Brasil, praticamente sem exceção, inclusive o que for importando do Brasil (palmito, Havaianas e etc). Portanto, deduza uns 20% nos preços daí e terá os preços aqui, grosso modo.

    Há, entretanto, Flores, outras opções para você na área de Engenharia... sei que eles precisam de gente em França, Reino Unido e principalmente na Alemanha, mas não sei sobre as exigências para poder entrar no país. Quem sabe?

    Abs e espero ter ajudado.
    Mantenha contato, viu?!

    Coração

    ResponderExcluir
  4. Ah, quanto ao colégio, quando mencionei "as pessoas", digo TODO MUNDO, inclusive gente com muita grana! Na porta dos colégios públicos é comum vermos Audi, Mercedes, BMW e outros carrões de marca parados e desembarcando crianças... muito engraçado de ver... kkkk
    Abs
    Coração

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelas dicas, vou ver sobre Aveiro, por vcs que deram tantas boas informações e por causa de suas fotos as margens do rio Mondego acabei me apaixonando por Coimbra, embora minha ascendencia seja da região de Braga.

    ResponderExcluir
  6. Oi Flores,

    Realmente Coimbra é uma cidade especialmente bonita e agradável de se morar, com ótima qualidade de vida. Em Portugal não achei ainda outra sequer semelhante, sendo a zona litorânea da cidade do Porto algo próximo, porém MUITO mais cara. Aveiro é uma cidade bem bonitinha, além de ser aqui pertinho para uma visita ocasional caso vá lá morar! :)

    Abs
    Coração

    ResponderExcluir
  7. Pronto!!! Ou vc terá um local pra uma visita ocasional ou terá um novo vizinho em breve, rsrs
    Li que vc morava no Rio, também sou carioca, mas moro há tempos em Fortaleza. Pense como eu detesto o calor daqui, fora outras coisas que prefiro nao comentar em público...
    Quanto so custo de vida, pelo menos no que se refere a supermercado eu quase cai pra trás quando incentivado por seus posts acessei o site do supermercado continente e vi o quanto aqui as coisas são caras e sem qualidade, ex.leite longa vida aqui R$2,78 adulterado com formol(isso mesmo formol!!!) e etc... ai vi no site algo em torno de 0,60 de euro se o euro tivesse R$3, sairia por 1,80 e teria qualidade, não suporto mais isso aqui tanta insegurança, corrupção, impunidade, transito caótico e etc...

    ResponderExcluir
  8. Oi Flores,

    Vais cair para trás de verdade ao ver a qualidade dos produtos que compramos por um preço MUITO mais baixo do que aí no Brasil. E das mesmas marcas! É surpreendente ver produtos com marcas famosas no Brasil e que são de muito melhor qualidade aqui... desde carros até iogurte! Aliás, uma amiga de mestrado da Docinho trabalhava em uma indústria farmacêutica portuguesa e em um seminário ela mencionou que há duas linhas de produção, sendo uma para a UE e comércio interno e outra para exportação para África (principalmente Angola) e demais países de terceiro mundo, Brasil incluído. Sacanagem...

    Ah, ainda no quesito preço, já comprei antibióticos aqui por 1 euro a caixa para uma semana de tratamento, enquanto no Brasil o mesmo antibiótico (que não há no SUS) custa mais de 20 reais a caixa (e não dá para uma semana)! Somos feitos de trouxas aí... uma pena mesmo.

    De todas as formas, seja "bem-vindo" ao mundo portuga! Espero que consiga realizar o seu sonho...

    Abs

    Coração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas