Perguntas da Renata

Oi Renata,

Antes de mais nada, gente, como já mencionei antes, será melhor para todos se as perguntas forem feitas aqui mesmo no Blog. A Renata mandou um email no dia 16 e só vi hoje! :( Nem sempre acesso meus emails aqui do Blog, mas tão logo alguém publica alguma coisa, imediatamente sou avisado. E evita que depois eu tenha que transcrever tudo para cá, pois sempre aprendi que, se a dúvida de um é a dúvida de todos, melhor que todos ouçam as respostas, não é?

Vamos ao email da Renata:

"Docinho e Coração,

Algum tempo atrás pedi algumas informações para vocês e digo, sem pestanejar, que vocês foram super simpáticos, educados e responderam todas as minhas perguntas. Agora, surgiram outras e, novamente, preciso do apoio de vocês. (Desculpa a audácia).

Bom, hoje, acabei de receber a notícia de que fui aceita no Mestrado em Marketing. O coordenador do curso, após realizar a entrevista, me informou que eu estava selecionada, para realizar tal estudo. Depois da alegria, por conta notícia, e começam as perguntas?

01: A freguesia de Santa Clara ou Santo Antônio de Olivais?
02: 1000 euros, por mês, tá bom? Ou é muito? Lembrando que pretendo morar sozinha.
03: Tiro o visto de estudante aqui, ou deixo para realizar toda essa burocracia aí?
04: Caso seja melhor tirar aí, sabes me informar quais documentos necessários?
05: Além da ERA, vocês indicam outra imobiliária?
06: Como faço para realizar o procedimento de locação? Preciso de fiador, que nem aqui?
07: Visa Travel? Ou não?
08: O que levar? Digo assim, em respeito aos meus pertences. Seria viável trazer TODOS os meus livros, que eu julgo necessário?
09: Roupa de frio: Compro aí, ou em São Paulo? Lembrando que moro no Norte, onde aqui, só tem duas estações do ano: Quente, ou muito Quente.
10: E agora? Preciso me preocupar muito, ou posso dar uma relaxada?? hahaha

Vocês, sem sombra de dúvida, estão sendo uns anjos nas vidas de nós, estudantes confusos e com poucas informações.
Obrigada, de coração, por tudo.

Att.
Renata Farinha."

PARABÉNS, RENATA!!! Espero que tenha uma ótima experiência no seu mestrado. E que o pandemônio da sua mudança não seja muito estressante! kkkkk

Obrigado pelos elogios. Estamos aqui para ajudar mesmo. 

1) Nós moramos em Santa Clara. Adoro o bairro (em especial a parte baixa), mas tenho que te dizer que para quem vai ter aulas no Marketing, Santo Antônio dos Olivais é bem mais perto. Tanto faz lá como em Celas, pois ambos são bem pertinho da faculdade de Economia (onde as aulas de Marketing ocorrem). A Solum é um pouco mais longe, mas nem tanto assim, e muita gente vai mesmo a pé para a Economia.

2) O lance do dinheiro é complicado, Renata, pois isso varia muito com os gostos (e consequentemente com os custos) de cada um. Em geral para um estudante 1.000 euros é até muito. Mas a maioria não mora sozinha. Tendo em conta que deverá pagar uns 300 a 400 euros de aluguel para morar sozinha, 1.000 devem ser suficientes, mas lembre-se que as viagens (e não se engane... fará MUITAS!) e cerveja custam caro! kkkkk

3) eu sou cidadão espanhol, portanto, nós não tiramos vistos. Mas uma parte considerável do pessoal deixou para tirar os vistos por aqui mesmo. Não criaram confusão alguma, mas lembre-se de ir à SEFI (o serviço de estrangeiros dele) logo nos primeiros dias que chegar, pois a burocracia é razoável. Mas se morar em uma cidade onde haja um consulado português, e levando em conta que ainda tens uns 4 meses até chegares, podes tirar aí mesmo. Não é tão complexo como dizem.

4) vais precisar de um comprovante de residência daqui e os papéis da faculdade, além dos teus documentos pessoais. Mas só sei isso de ouvir dizer, pois, como disse, não tiramos vistos. No SEFI vais encontrar essas informações todas (procure por serviço de estrangeiros e fronteiras na internet).

5) A ERA e a PRABITAR e REMAX. São as fortíssimas na cidade (aliás, no país). São de confiança. Mas já te adianto que para alugar um ap aqui vais ter dificuldade em fazer isso via internet, pois em geral pedem fiador. Melhor, e mais barato, seria dividir ap com alguém. Já pensou nisso?

6) sim, precisa de fiador. Até hoje não ouvi falar que haja seguro-fiança ou depósito como fazemos comumente no Brasil. Mas as imobiliárias poderão te dar essa informação com mais certeza, claro. Já consultou o pessoal que deixei de dica em um post no ano passado? Ali poderás ter sorte e conseguir algo bem legal.

7) Nó usamos o VISA TRAVEL MONEY e é uma boa. Mas há um limite anual de 10.000 euros, portanto, não conte de trazer todo o seu dinheiro através dele. Com a aprovação na faculdade e o respectivo papel é moleza abrir conta no SantanderTotta ("de grátis" para alunos, portanto, sem custos de manutenção de conta). Sugiro abrir uma conta logo que chegares e ires mandando a grana via transferência bancária (Western Union ou Banco Rendimento - já deixe a papelada com estes dois assinada e tudo registrado aí no Brasil... facilita muito! E NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR UMA PROCURAÇÃO GERAL COM ALGUÉM DE CONFIANÇA NO BRASIL... E TER FIRMA RECONHECIDA EM ALGUM CARTÓRIO NA SUA CIDADE, pois reconhecer firma no consulado demora, é um saco e custa uns 20 EUROS!). Voltando ao VISATRAVEL MONEY, lembre-se que paga 5 euros por saque, e o máximo é de 200 euros por operação, então para sacar os seus 1.000 euros vai pagar 25 euros todos os meses. Isso fora a cotação do euro que é bem mais salgada do que na W. Union ou no Rendimento.

8) Esquece os teus livros. Pesam toneladas, não são práticos de carregar e certamente não vais usá-los no seu mestrado. A biblioteca da faculdade tem todos os livros que normalmente o pessoal usa. Além disso os professores passam todo o material via email (artigos e etc, além dos slides das aulas). Aqui NÃO se tira xerox de livros, portanto, embora uma vez ou outra façamos isso, é ilegal MESMO e as copiadoras não costumam fazer. Minha sugestão do que trazer: apenas suas roupas mais causais, nada de frio, porque não vai adiantar. Nem as de S.Paulo! Deixe para comprar aqui. Toda e qualquer coisa que pensar será mais cara aí do que aqui - incluindo Boticário, Natura e etc, portanto, não traga nada além do mínimo essencial. O resto compra-se aqui mesmo.

10) deixe para esquentar a cabeça quando chegares aqui. Corra atrás do visto (já que tens tempo), FAÇA TODO O PROCEDIMENTO DE CARTÓRIO DOS DOCUMENTOS (pois vão exigi-los!), deixe a procuração com alguém de confiança e relaxe. Já comece a ver os roteiros de viagens que mais te agradam! E não deixe de entrar em contato conosco quando chegar! :)

Sugiro, além das imobiliárias, dar uma checada nos contatos de residências que deixei em algum post. Podem ser uma boa alternativa ao apartamento...

Boa sorte!
E parabéns novamente!

Abs

Coração

PS: não sei se já mencionei isso antes em algum post, mas fica aqui a lembrança. O pagamento das propinas (este é o nome que dão às mensalidades das faculdades) só pode ser feito em dinheiro ou cheque ou transferência bancária ou via PAYPAL. Portanto, Renata, inclua nos valores que terá que transferir para cá durante sua estadia o valor também do mestrado em si, e lembre-se da limitação para pagamento via VISATRAVEL MONEY (não aceita!). Nós já fizemos via PAYPAL e via transferência bancária. Daí que eu sugira abrir uma conta no PAYPAL e logo que chegar abrir a conta no banco (tem também o Banco do Brasil, mas só no Porto ou em Lisboa... pode abrir conta via correios, mas não fiz e como o SantanderTotta é "de grátis", achei melhor ter um banco na minha esquina para qualquer emergência).

Comentários

  1. Olá! Primeiro queria agradecer por compartilhar tua experiência em Coimbra no blog. Tem me ajudando bastante e acredito que ajuda muita gente também :) Estou me organizando para passar 6 meses estudando na UC. Como estudo na UFPE e temos convênio com a UC, a 'propina' é um problema a menos. Queria saber duas coisas de você. Primeiro, como quem vai bancar a viagem são meus pais, queria saber qual a melhor maneira de levar dinheiro. Para as pessoas que recebem bolsas santander ou CsF é fácil comprovar a renda, mas no meu caso tudo vai ser por conta própria. Como faço, então, para comprovar minha renda para possíveis necessidades como o visto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza,

      Espero que consiga mesmo vir e que dê tudo certo na sua viagem. E obrigado pelos elogios! São sempre bem-vindos! :)

      Para você que vai vir por pouco tempo e certamente não vai trazer zilhões de euros, sugiro que use um destes cartões TRAVEL MONEY. São fáceis de obter em quase tudo quanto é banco e é moleza de usar... o pessoal aí faz o depósito no cartão (via operadora do mesmo) e você saca aqui no caixa eletrônico. E pode sempre trazer consigo na viagem uns mil ou dois mil euros para não chegar "duranga kid"!

      Se estiver matriculada na Universidade, o visto é fácil de obter no consulado no Brasil. Eles deverão pedir o IR dos seus pais, mas eu não tenho certeza sobre os vistos, pois não precisamos deles e, então, não fiz este procedimento. Sugiro, caso vá deixar para pegar o visto aqui, que traga uma cópia do Imposto de Renda dos seus pais autenticado no consulado, pois eles vão pedir no SEF (imigração) e é melhor ter isso direitinho, pois são um saco.

      Abs e boa preparação!

      Coração

      Excluir
  2. Brigada de coração! Já estou super ansiosa. Qualquer dúvida, volto por aqui :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas