quarta-feira, 24 de julho de 2013

Toledo

Além de Segóvia, também estivemos em Toledo.

De Segóvia levamos cerca de 2 horas de carro - sem correr. Passamos às portas de Madrid e seguimos para o sul. Fácil de achar, até porque o GPS ajuda bastante :)

Aqui a conversa é outra totalmente diferente. Enquanto em Segóvia praticamente todas as igrejas e demais lugares de interesse estavam fechados - ou eram de difícil acesso - em Toledo tudo estava aberto e o acesso era fácil. Foi excelente. Mas exige, para os lentos e observadores como nós, ao menos 3 dias para conhecer de forma um pouco menos superficialmente a cidade e todas as suas atrações.

Destaque a parte para a Catedral. Olha, já estivemos em MUITAS igrejas, catedrais e etc em muitos lugares do mundo, mas nunca, até hoje, encontrei uma catedral mais rica e bonita do que a de Toledo. Deixa no chinelo Santiago de Compostela e muitas outras mais conhecidas...

Além de tudo a cidade foi "sede" de El Greco, maior pintor renascentista atuando em Espanha, motivo pelo qual há inúmeras de suas obras espalhadas por muitos locais. Acho que há no mínimo tantas na cidade quantas há no Prado. 

Nos hotéis há uma pulseira à venda - 8 euros para adultos e crianças pequenas não pagam - e que permite a entrada em vários locais, igrejas e museus. Recomendo para quem gosta de ver coisas antigas e bonitas. Vimos várias mesquitas dos séculos X e XI e igrejas muito bacanas.

NÃO DEIXE de ir ao Museu de Santa Cruz - fica logo abaixo da Plaza Mayor, logo abaixo da estátua bacana de Cervantes. É grátis e foi uma surpresa. O prédio em si já seria ótimo de visitar, mas o acervo é sensacional, ainda mais levando-se em conta o preço! kkkkkk Show de bola!

Não deu tempo de irmos ao Alcazar - o prédio enorme que vê-se de qualquer ponto de Toledo e aparece um montão de vezes em minhas fotos. Atualmente é um museu militar e, para nosso azar, fecha às quartas! Vai ter que ficar para a próxima... 

O Hotel, por seu turno, tinha tudo para ser ótimo. Fora da cidade (menos 20 euros de estacionamento por dia!) em um ex-vinhedo, era mesmo muito bonito. Talvez fosse bom para enochatos ou turismo gastronômico, o que não é nem de longe nossa praia. Para o turista normal, foi decepcionante. Primeiro nos deram um quarto sem janelas, apenas com uma clarabóia e a cama extra para o Monstrinho era um sofá-cama velhote! E olha que era 4 estrelas!!! Reclamamos e nos mudaram para um outro quarto, menor, mas ao menos com uma sacada e uma cama extra decente. De todas as formas, banheiro decepcionante (havia alguns pontos de mofo no teto e box de plástico), além de termos encontrado duas toalhas sujas ao chegar. Mais ainda, ao sair do quarto o frigobar desliga junto com toda a eletricidade do quarto, então nada de deixar carregando celular ou ter bebidas geladas, pois nunca dá tempo de gelar nada! Nas fotos pode-se ver que o hotel tem uma ótima vista da cidade e um espaço para jantar excelente, justamente sobre a piscina e com vista para o cartão-postal que é Toledo à noite. Com tudo e por tudo, não recomendo o hotel - Kris Domênico. Há outros perto da Plaza Maior onde certamente teríamos ficado melhor, ainda que tivéssemos que pagar uns 20 euros por dia de estacionamento a mais - no mínimo. 

Quem vai sem carro acho que vale muito a pena pegar o trenzinho que faz o tour por todo o entorno da cidade, em especial o noturno (funciona até 23h, salvo engano). E tem passeios guiados noturnos que nos pareceram muito legais, mas impossíveis para quem tem uma criança pequena como nós... ficamos com água-na-boca! 

Quem vai de carro, NÃO deixe de fazer o entorno da cidade de noite. Há vários mirantes excelentes e como o local é muito seguro, dá para parar e tirar ótimas fotos.

Espero que gostem das fotos e não deixem de visitar Toledo se forem à Espanha. Não caiam no conto do vigário que vemos sempre de ir a Madrid e pegar aquelas excursões que passam meio-dia na cidade. Acreditem, vão ficar com gosto de quero mais! Vale MUITO a pena ir para ficar ao menos 2 dias, se possível 3 ou 4 dias. Se for enochato, então, vai gostar dos zilhões de vinhedos da região para visitar! kkkkkkk

Abs

Coração
Alcazar

Catedral




Um dos prédios da Universidade



Museu El Greco

Este rio é o mesmo que desagua em Lisboa


Igreja de São Tomé




El Greco








Igreja de El Salvador




Coluna visigótica









Igreja de São Ildefonso














Vista da Catedral da torre de São Idelfonso




relicário (ali dentro são crânios e outras peças humanas)




Catedral de Toledo

Escritório de Turismo

Prefeitura

daqui pra frente são fotos da catedral por dentro




a maior parte destes quadros são de El Greco

















































e os caras têm a cara de pau de pedir esmolas!



















desenhos antigos da Catedral






esta capelinha à direita foi a original, ainda no tempo visigótico. Dali "cresceu" todo o entorno...








Igreja dos Reis Católicos








Alcazar



esta é a vista do hotel










parte lateral do hotel


Toledo à noite













por incrível que pareça isso é um quartel do exército


Alcazar visto de baixo






Museu da Santa Cruz






à esquerda uma máquina fotográfica muuuuuito antiga












muitos dos quadros nesta seção são de El Greco

esta foi uma de suas últimas pinturas







Mesquita Cristo de la Luz (ano 999)

estas pedras, embaixo à direita, são escavações de uma rua romana






Porta do Sol





Nenhum comentário:

Postar um comentário