Lisboa 1º parte

Oi Pessoal,

Desde que chegamos a Portugal que Lisboa nunca foi a nossa praia. Aliás, tendemos a não gostar muito de cidades grandes, mas Lisboa, em particular, sempre nos dava uma sensação meio ruim. Das cidades portuguesas que conhecemos - e são muitas - é a mais suja, a mais pixada, a mais confusa e com trânsito extremamente complicado de se orientar. Claro que lá já estivemos muitas vezes, mas desta vez resolvemos ir para "finalizar" com a cidade, isto é, espremer o suco e não ter mais que ir por lá para fazer turismo. E ficamos por lá alguns dias.

Acaba que com isso mudamos um bocado nossa sensação sobre a cidade. NÃO sobre o trânsito, pois MESMO COM GPS a cidade é confusa e fácil de se perder para quem anda de carro, já que está sempre em obras e mudam o trânsito toda hora! Mas no geral a cidade nos trouxe uma impressão bem melhor desta vez. Percebemos que o principal motivo de nossa antipatia pela cidade, além do trânsito, é a região de Belém. Aquela parte da cidade, apesar de seus pontos turísticos maravilhosos, é confusa ao extremo, com trens urbanos cruzando com metrô de superfície, com carros, com tudo, e isso na frente do rio Tejo matando a paisagem, quase como a região do Cajú (ou do Cais do Porto) no Rio de Janeiro. Tudo para ser bonito, mas atrapalhado pelo homem.

Como desta vez fomos mais para a meiuca da cidade, as coisas foram bem melhores. Ainda há pixações, ainda o trânsito é confuso, mas deu para conhecermos muita coisa boa!

E vou dividir com vocês!!!! :)

Nosso roteiro foi (há links no texto... dica da Docinho!)

dia 1: Parque das Nações, em especial a exposição do T-Rex dentro do Pavilhão do Conhecimento e o Oceanário - já havíamos visitado o Oceanário antes, mas como o passeio é ótimo, repetimos. O Pavilhão do Conhecimento é muito legal, com ou sem crianças! Preços: Pavilhão do Conhecimento com a exposição> 8 euros por adulto (tem um bilhete família que ajuda); Oceanário: 13 euros adulto e 9 crianças (também tem bilhete família mais em conta)

dia 2: Museu Gulbekian e Museu Nacional de Arte Antiga  Preços: não sei, pois fomos no domingo e aí não pagamos! :) Até às 14 horas é "de grátis".

dia 3: Jardim Zoológico e Museu de História Natural (não deu para irmos a este último, pois ficamos tão entretidos no zoológico que não deu tempo de ir...)  Preços: 17 euros adultos e 12, crianças

dia 4: Baixa Lisboeta até a Basílica da Estrela (tudo grátis, exceto a visita que fizemos ao Mosteiro do Carmo, mas pagamos tarifa de estudante, então não vale)

dia 5: , Castelo de São Jorge, Panteão Nacional e Monastério de São Vicente de Fora  Preços: Sé, grátis no geral, para os claustros e tesouro são 5 euros; Castelo de São Jorge: 7,50 euros; Panteão Nacional: 3 euros; São Vicente de Fora: 5 euros

Muita sola de sapato gasta, muitas horas ao sol, muitas coisas bonitas vistas, muita diversão. Uma bela viagem.

Quanto ao hotel, voltamos a ficar no 3K Barcelona. Embora seja classificado como 4 estrelas, na verdade seria um três estrelas no Brasil. Modesto, mas limpo, com funcionários bem simpáticos, barato e extremamente bem localizado. Se não tivéssemos uma criança pequena, daria para fazer muitíssima coisa a pé mesmo - somos bons na caminhada! - pois boa parte das coisas que iríamos visitar ficam a uns 3 ou 4 km de distância. Ou seja, moleza! :)

Ainda quanto ao hotel, tem metrô e ônibus pertinho, Pizza Hut do lado, uma padaria e restaurante em frente, mercado e Burger King no Campo Pequeno (uns 300 metros de distância). E o museu Gulbekian fica a uns 300 metros também... e num parque lindo que vale muito a pena visitar. 

Em nossas viagens eu sempre procuro informações em livros turísticos, pois dão boas dicas. Sempre usava o Frommer ou o DK Witness, mas desta vez achei um ótimo, chama-se Rough Guide (tem para muitos lugares, mas pegamos o de Lisboa). E foi SHOW DE BOLA! Muitas coisas que não há em outros livros encontramos ali e foi salvador mesmo. Sem este livro acho que nossa viagem não teria sido nem 10% do que foi. Aconselho bastante. E tem um outro, do Rick Steves sobre Portugal que eu não tenho, mas folheei outro dia na Bertrand e achei muito bom também. Será minha próxima aquisição. Numa boa, não viagem sem antes planejar tudinho com base num destes livros que mencionei... sua viagem será MUITO mais proveitosa. 

Quanto ao transporte, vale a pena comprar um ticket de ônibus nas estações de metrô. O preço da passagem de ônibus em Lisboa é um roubo (1,80 euros por pessoas, crianças acima de 4 anos também), mas comprando um ticket destes sai bem mais em conta. Outra opção, que nós até usamos mais pela praticidade, é o taxi. Uma viagem normal sai em torno de 5 a 6,50 euros, portanto, mais ou menos o que pagaríamos no ônibus (sem o ticket), são rápidos, os motoristas são simpáticos e dão boas dicas de restaurantes e visitas e os táxis são sempre mercedes! É sempre bom andar num destes, né?! kkkkk

Há também o LISBOA CARD que dá descontos em muitos museus - alguns são mesmo gratuitos - e também dá direito de andar de ônibus, metrô, barco e etc, mas achamos o preço meio salgado, ainda mais que gostamos mesmo do turismo a pé, pois é a melhor forma de conhecer um lugar.

Bem, acho que no geral é isso.
Agora, vamos aos particulares - e fotos - de cada um dos dias.

Espero que isso seja útil.

Abs

Coração e Docinho

Comentários

  1. boas dicas... mas como na próxima viagem quero vcs como meus guias, ñ vou precisar comprar os livros q dão informações. -

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas