Lisboa 2º parte - dia 2

Museu Gulbekian e Museu Nacional de Arte Antiga

Quem vier a Portugal e não conhecer estes museus NÃO terá conhecido nada, viu?! São museus muito bacanas e que VALEM CADA HORA das suas visitas. Mas lembre-se, são enormes, portanto, se for um amante das artes ou cultura em geral, prepare-se para andar muito e praticamente consumir um dia inteiro visitando-os!

Museu Gulbekian: fica pertinho do 3K Barcelona (uns 5 minutos de caminhada) e é um show! Fica dentro de um parque lindo onde há incontáveis shows gratuitos seja de música clássica, seja de jazz ou outros, havendo basicamente 3 unidades (o museu propriamente dito, outro de arte moderna e mais um que nem sei do que é). Prepare-se para um museu MUITO bem organizado, com obras de pintura lindíssimas e das mais variadas até peças egípcias, passando por mobiliário e relógios (que FUNCIONAM MESMO!! Relógios do século XVII e que estão certinhos e ainda batem de hora em hora... impressionante!). Não sei o preço da entrada, mas SEI que no domingo até às 14h é grátis, portanto, :)

(o texto continua depois das fotos, viu?)







































marcando a hora certinha









Museu Nacional de Arte Antiga: fica num lugar meio confuso e onde nos perdemos DUAS vezes, mesmo com GPS (eita Lisboa difícil de dirigir!!!). Mas DEPOIS de achar o lugar, foi só surpresas. Caramba, primeiro fica num lugar com vista privilegiada sobre o Tejo. Segundo, tem um estacionamento na porta (não menospreze isso numa cidade como Lisboa!). Terceiro, é ENORME! Quando achamos que tínhamos visto toda a coleção (3 andares!!!!), perguntamos sobre o acesso aos jardins. E no caminho vimos que a tal coleção enorme que havíamos visto estava no ANEXO!!! O museu propriamente dito estava na parte posterior! Ou seja, a maior parte ainda estava por ser vista... e lá fomos nós para mais algumas horas de visita antes de, finalmente, irmos ao jardim... onde há um barzinho simpático. Pena que ambos fecham por volta de 18h, daí que mal pudemos desfrutar destes. Preço? 5 euros por pessoa, mas nos domingos até 14h é gratuito :)



























aqui acabava o "anexo"... o museu mesmo começa a partir daqui! kkkkk E tome andanças...































na foto não parece, mas estes candeeiros (que são do museu de São Roque, veja num próximo post, pois fomos lá ver o resto da coleção) têm uns 2 metros de altura. Eles NÃO estão sobre uma mesa como parece na foto, mas no chão. Compare com a altura da porta do lado esquerdo.

E esta, que parece uma foto tirada do alto, não é. É uma maquete da capela que há na Igreja de São Roque e que foi mandada construir por D. João V em Roma e depois desmontada e levada, peça por peça, para Portugal. Veja depois no post de São Roque, porque é simplesmente MAGNÍFICA! 





Abs

Coração

Comentários

Postagens mais visitadas