Pergunta da Cassiane

Oi

Pausa nas postagens sobre Lisboa para responder às perguntas da Cassiane feitas via email.

Ela disse:

"Queridos,

buscando informações sobre mestrado em Portugal, encontrei o blog de vocês e desde então o acompanho.
Como recebi a minha carta de aceitação à Universidade de Lisboa hoje de manhã, preciso resolver todas as dúvidas que uma pessoas que nunca colocou o pé fora do Brasil tem.

Se puderem ajudar, gostaria de saber qual a melhor possibilidade de levar dinheiro. Irei com todo o dinheiro que disponho para completar essa missão. Disseram-me que há o sistema de cartão pré-pago. Como se fosse um cartão de débito. Sugeriram que eu divida o dinheiro em dois cartões, caso dê problema com algum.

Sobre o visto li uma postagem de vcs, na qual sugeriram partir sem o visto e, depois, com a documentação em dia, como o comprovante de moradia, solicitar o visto de estudante. Essas coisas eu posso resolver em Lisboa ou devo voltar ao Brasil para pedir o visto?

Enfim, também li que não é necessário o seguro saúde. Contudo, tenho planos de viajar em países que nao tem o acordo com o Brasil. Tem como fazer esse seguro aí em Portugal ou é melhor pagar aqui no Brasil, mas ter essa segurança?

Agradeço a atenção de vocês
e boa viagem!"

Oi Cassiane,

O sistema de cartão pré-pago funciona bem e pode-se trazer em vários cartões (sei que tem do Banco Rendimento, BB, Caixa, Itaú...). É uma boa forma de trazer o dinheiro, mas lembre-se que há um máximo de saque por cartão por dia (o meu é de 200 euros), portanto, se precisar de dinheiro rápido para uma emergência, é melhor ter vários cartões ou, melhor ainda, um cartão de crédito internacional. Sempre podem mandar dinheiro para você aí do Brasil via Western Union (tem convênio com o Itaú e com o BB) ou mesmo via correios. 

Em relação ao visto, você leu errado, viu? Nós não sugerimos vir sem o visto, mas sim dissemos que pode-se vir sem o visto que não é algo difícil de resolver aqui mesmo. O ideal é vir já com o visto, pois é simples de conseguir com o email ou a carta de aprovação da universidade. Se não conseguir tirar aí por questões de tempo, sem stress, tire no SEF mesmo, mas faça isso RÁPIDO logo após chegar, pois há uma multa por atraso (não sei o prazo). Não precisa voltar ao Brasil para isso! Faz-se tudo em qualquer loja do SEF (em qualquer loja do Cidadão há um balcão deles... moleza de encontrar).

Já em relação ao seguro-saúde, nesta você me pegou. O ideal é tirar o tal documento no INSS aí no Brasil para usufruir do sistema público de saúde aqui. Mas ao viajar para outros países sem convênio com o Brasil pode enrolar... nós viajamos para todo lado SEM convênio algum e sem qualquer problema, mas se quiser prevenir, ACHO que pode fazer isso aqui mesmo em Portugal, mas é melhor se informar em alguma agência de viagem, pois realmente não tenho certeza disso...

Parabéns pela aprovação e boa sorte no seu suplício de resolver estes documentos todos! kkkk

Abs

Coração

Comentários

  1. Gente, obrigada. Vocês passam as informações com uma tranquilidade contagiante. Abraços

    ResponderExcluir
  2. De nada. A idéia é simplesmente conversar com vocês... e se conseguirmos passar alguma informação, melhor ainda.

    :)

    Abs

    Coração

    ResponderExcluir
  3. Aproveito a oportunidade pra perguntar um pouco sobre Lisboa. Vcs sabem informar uma boa escola particular para criança de três anos? E sabem indicar onde encontrar apartamentos para alugar? Ou indicar regiões? Grata. Patricia.

    ResponderExcluir
  4. Iiiiii, caro, unkonwn, desculpe, mas Lisboa está fora do nosso radar. Não sei grandes coisas sobre viver por lá e nem detalhes de onde é melhor morar. Quanto a apartamentos para alugar, as imobiliárias que sempre sugiro (ERA, REMAX, PRABITAR) são nacionais, assim poderá ter uma idéia dos preços e tudo o mais. Talvez ligando para alguma delas e dando detalhes do tipo de pessoa que vai morar (se jovem, estudante, família...) e o orçamanto disponível, enfim, eles talvez possam dar as melhores sugestões de onde seria ideal para alguém com tal e qual perfil.
    Boa sorte e abraços.
    Coração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas