ATENÇÃO APROVADOS DA UC PARA LICENCIATURAS EM 2014

Aí pessoal,

Temos recebido uma porção de perguntas do povo que foi aprovado (via ENEM) para a UC iniciando os cursos já agora no segundo semestre de 2014. Calma, rapaziada!!! Sentem o bumbunzinho na cadeira e LEIAM o blog todo. Tem um milhão de informações para vocês e provavelmente boa parte das suas dúvidas vai sumir em um post ou em outro (leiam também as perguntas no final, pois algumas vezes as melhores informações estão por lá!).

Se ainda assim tiverem dúvidas, POR FAVOR, façam as perguntas no post relativo ao assunto em que tenham dúvidas - E NÃO NA PARTE "SOBRE NÓS", ok? Isso ajudará outros que tenham as mesmas dúvidas e que, certamente, não vão procurar estas informações depois no nosso "curriculum"... :)

Parabéns pela aprovação, pensem bem se é isso mesmo que querem fazer, leiam o blog e vamos nos comunicando por aí...

Abs

Coração

PS: apenas por questões de estatística nossa, onde estão encontrando informações sobre o nosso blog? De repente surgiu uma enxurrada de pessoas por aqui!!! kkkkkkk Abs e bem vindos (a Coimbra e ao Blog)!

PS2: pessoal do Direito... dá uma olhadinha no post específico que fiz sobre o assunto OAB e estudar em Coimbra. Acho que poderá fazer muita diferença nas suas vidas.

Comentários

  1. Boa noite, respondendo primeiramente seu questionamento antes de fazer os meus (kkkk), eu encontrei seu blog em buscas no google sobre a vida em Coimbra, e pessoalmente digo é um dos mais atualizados e esclarecedores. Estou procurando sobre a vida em Coimbra, pois como os outros que entraram em contato com você, também fui aprovada pelo ENEM para um curso na UC. Especificamente fui aprovada em jornalismo, porém um dos seus posts, me deixou muito decepcionada sobre a qualidade de ensino na Universidade. Já curso Jornalismo aqui no Brasil, e não sei se sabe, mas aqui já não é mais obrigatório o diploma para atuar na área. O curso que faço é caro e também não nos prepara verdadeiramente para o mercado de trabalho, digo isto, porque trabalho na área tem três anos. E por isso sei como nossos conhecimentos culturais são importantes para a qualificação como profissional. Gostaria de saber sua opinião sobre o curso em específico em Coimbra e se vale a pena, como crescimento profissional e cultural a mudança. E mais uma vez, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Selma,

      Ah, obrigado pelo feedback e também pelo elogio. :)
      Quanto ao curso de jornalismo, minha "fonte" é alguém que se formou na UC em jornalismo e trabalha hoje para a própria UC: o curso de jornalismo é uma bosta. Professores anacrônicos, desatualizados e que NÃO trabalham e nunca trabalharam na área... lamento trazer esta má notícia. Aliás, no post que fiz sobre provas orais (confere lá), mencionei que em alguns cursos as tais provas orais poderiam ser feitas em inglês... e o jornalismo é JUSTAMENTE o curso citado, vindo, aliás, da mesma fonte, portanto, espero que o seu inglês esteja bom se pretende fazer jornalismo por aqui.
      Esquecendo, entretanto, a qualidade (ruim) do curso, como crescimento pessoal eu realmente acho que vale muito a pena vir para a Europa estudar. Portugal não seria minha primeira opção, se eu tivesse tido escolha, claro, pois a língua não acrescenta e a cultura é relativamente próxima da nossa (quem vive ou já viveu no interior de Minas Gerais se sentirá praticamente em casa por aqui). Acho que se tens oportunidade, deverias tentar algum tipo de MBA fora ou mestrado ou algo assim, mas num lugar que realmente vá te acrescentar... eu, pessoalmente, no seu lugar, investiria PESADO em línguas (inglês tem que estar fortíssimo, mas poderia acrescentar francês e espanhol na sua vida) com a grana que fosse gastar por aqui agora e DEPOIS de formada no Brasil procuraria um lugar no exterior para o MBA ou mestrado. Apenas minha idéia, ok?
      Ah, e quanto ao diploma de jornalismo não ser mais necessário, há um equívoco nisso. A decisão do STJ que ditava isso permanece, mas há lei específica do Congresso Nacional regulamentando a profissão novamente, portanto, até onde sei, jornalismo PRECISA sim de diploma específico para ser exercido (ou ao menos inscrição no Conselho, o que acaba sendo o mesmo).
      Abs
      Coraçaõ

      Excluir
    2. Detalhe que esqueci de mencionar sobre a tal fonte: é português, nascido em Coimbra e de alta "estirpe", portanto, deve saber do que fala (aliás, aproveitando a deixa, fala também inglês e francês! kkkkk). Abs

      Excluir
    3. Achei que a PEC sobre o Jornalismo já havia sido aprovada... não foi. Mas será em breve, portanto, quem não tiver registro nesta época, não poderá se registrar depois...
      Aqui vai o link:
      http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/11/ccj-da-camara-aprova-exigencia-de-diploma-para-jornalistas.html
      Abs

      Excluir
  2. Atenção PESSOAL DO DIREITO!!! TENHO UM POST ESPECÍFICO SOBRE ISSO QUE ACHO QUE VALE MUITO A PENA DAREM UMA LIDA!!
    Abs
    Coração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas