Coimbra, pura e simplesmente

Oi pessoal,

A faculdade pode ser uma porcaria, mas viver em Coimbra é ÓTIMO!!! kkkkkk

Por mil e uma razões eu já não fazia um bom passeio de bicicleta pelo Parque Verde há um tempão. Hoje, após o longo jejum, resolvi pegar a magrela e ir dar uma voltinha. E que bom que foi... poucos minutos - menos de 1 hora - mas o suficiente para pegar um bom solzinho, ver gente bonita, ver caras felizes, apreciar a natureza do parque (que é realmente muito bacana), tomar um ventinho na cara. Bom...

E tudo isso com ZERO de preocupação. Fui eu e minha (agora) velhinha câmera, mais o "telemóvel", relógio-GPS, carteira e tudo o mais... e zero de medo de assaltos ou qualquer outra coisa. E por várias vezes larguei a bicicleta a vários metros de distância para ir perto do rio curtir a água ou tirar alguma foto ou simplesmente sentar num banco e ver a vida... 

Ah, iniciei hoje um novo projeto fotográfico - nem a Docinho sabe disso, viu?!? Vocês estão na "crista da onda" como dizia a geração da minha mãe! kkkkkkk Chama-se "50mm". É uma espécie de desafio a mim mesmo de largar as lentes zoom em casa e sair exclusivamente com minha 50mm f1.8 e me virar com ela retratando os lugares, basicamente paisagens urbanas (também conhecido com "street photography"). Isso não é nem de longe a minha praia, mas aí mesmo é que reside o desafio!!! Fazer algo diferente do meu usual e ver no que dá. 

Para aquecer eu fiz estas fotinhas de uns meninos alimentando os patos e pombos no parque e depois umas de uns adolescentes iniciando o aprendizado de canoagem na escolinha ali do Parque Verde (é forte a canoagem em Coimbra como, aliás, em muitas cidades universitárias européias). Nada como o verão para dar uma cara ótima a tudo, não acham?

Sugestivamente eu dei o nome das fotos de "Viver em Coimbra é...". 

Abs

Coração



A felicidade desse moleque atazanando os pombos era de dar gosto





Comentários

  1. Oii, parabéns pelo blog, já engoli ele inteirinho!! hahahah
    Bem, estou eu aqui a perguntar como todos os outros =P
    Quero fazer faculdade de engenharia civil, porém pública aqui no Brasil vc precisa ser um genio antes e particular está 1.800,00 reais por mês durante 6 anos. Enquanto em Coimbra está 1.068,00 Euros ao ANO por 5 anos com o Mestrado integrado, ou seja, ao meu ver vale muito mais a pena ir para Coimbra afinal pagaria este valor e não a propina mais cara para estudantes internacionais pois tenho dupla cidadania.
    A dúvida surgiu em relação a qualidade, em quais pontos ela é ruim? Tem possibilidades de algum tipo de bolsa depois que eu conseguir a vaga? Realmente é a melhor coisa a se fazer?

    Obrigada e não pare de escrever!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Obrigado pelos elogios... :)

      EU não faria qualquer tipo de faculdade na UC. É tudo anacrônico demais... um bocado do pessoal que veio nesta leva dos 7.000 euros já foi embora por achar a qualidade fraca. Lisboa e Porto têm cursos bem melhores e acho que valeria mais a pena investir por lá.

      Quanto ao valor da propina, esqueça. Se vier como cidadã européia NÃO poderá usar o ENEM e terá que fazer o exame nacional de acesso deles. Está previsto na lei que instituiu essa exceção.

      Acho que só vale a pena vir estudar na Europa se a sua intenção é ficar por aqui depois. A dificuldade de retornar ao Brasil é enorme, inclusive pela revalidação do diploma (não conte com a revalidação automática de hoje... as coisas estão piorando por aí e esta porta vai se fechar em breve) que é cara, demorada e trabalhosa. Se tem intenção de voltar, melhor estudar aí e fazer os contatos (ALGO FUNDAMENTAL!!!) durante a faculdade.

      Em termos de bolsa, acho melhor não contar com isso. As bolsas estão secando para quem já tem e até onde sei há poucas sendo dadas. Não é impossível, mas não é fácil. Sempre pode pegar empréstimo nos bancos para pagar as coisas a juros bem mais baixos do que no Brasil, mas lembrando que será tudo em euros...

      Espero ter ajudado.
      Um abração e boa sorte na decisão.

      Coração

      Excluir
    2. Obrigada Coração!!

      Realmente minha vontade é estudar fora e não voltar mais, não tenho muitas coisas a deixar no Brasil.
      Agora onde estudar é um dilema, principalmente agora com sua opinião!! Pensei em Portugal por ser um lugar mais barato, curso mais barato e a UC é valorizada aqui por ser uma das mais antigas da Europa.
      Algum conselho sobre outra faculdade?
      Aqui no Brasil com esse preço de mensalidade não consigo nem pagar com bolsa!!

      Obrigada mesmo!!

      Excluir
    3. Olá Giulia,

      Se fala inglês, não tenha dúvidas em escolher uma universidade do Reino Unido, Suécia, Holanda ou Alemanha, além das óbvias Austrália e Nova Zelândia. O grande problema em todos estes países é o acesso ao nível superior, porque terás que fazer provas de acesso - como aqui em Portugal também.

      Na Europa e mesmo em Portugal a UC não é NADA valorizada...

      Agora, um aspecto que você não deve estar levando em conta é que custa mesmo muito caro morar fora, em especial com o euro disparando como está agora e provavelmente irá ainda mais. Se gastar uns 1.000 euros por mês para se manter aqui (o que não é nada difícil), já são quase 4.000 reais por mês, fora a propina. E esqueça a possibilidade de trabalhar enquanto estuda, porque as faculdades aqui são EXCLUSIVAMENTE no período diurno e nada amigáveis com quem quer trabalhar (os horários são todos espalhados).

      Abs e boa sorte.

      Coração

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas