Manuel e Joaquim? Esquece isso...

Oi Pessoal,

Sabe aquele negócio de que todo português (homem) se chama Manuel ou Joaquim ou mesmo os dois? E de que toda mulher aqui se chama Maria? Pois é, esquece isso. Nestes anos todos de Portugal eu só conheci um Manuel e, detalhe, ele não era português, mas angolano. E Joaquim até hoje nem conheci e nem vi na TV nenhum! Manuel ainda se vê um ou outro na TV, em geral pessoas bem mais velhas.

Então, afinal, como se chamam os portugueses:

1) NUNO: bicho, se tiver dúvida do nome do cara com quem vai falar, tente Nuno. Tem aí uns 75% de chances de acertar seja o primeiro, seja o segundo nome do cara. Sério. É comuníssimo.

2) PEDRO, FRANCISCO, JOÃO: os outros 25% dos portugueses vão ter um destes dois nomes, provavelmente combinados com Nuno (!!!!) de alguma forma.

E as mulheres?

1) MARIA: é bem comum mesmo, mas sempre nos nomes compostos (Maria Beatriz, por exemplo). Detalhe, é MUITO comum aqui - e considerado chique - a combinação de nomes femininos com nomes masculinos, portanto, Maria João (talvez um dos nomes mais comuns no país), Maria Miguel, Maria Francisco e etc são comuns mesmo - um detalhe, as "Maria João" são usualmente chamadas apenas de "João" numa conversa... engraçado pacas.

2) INÊS, MAFALDA, MATILDE, MARGARIDA, CONSTANÇA: estes são nomes MUITO comuns por aqui.

3) FRANCISCA (algumas vezes com o Maria antes), LEONOR, JOANA e SILVIA: vão na terceira leva de nomes muito comuns.

O engraçado é ver uma menininha ali pelos 3 ou 4 anos de idade e a mãe chamando atrás... "vem cá Constança!" ou "Mafalda, obedece!". Nomes que nós temos como completamente abandonados ou somente usados por nossas avós (ou bisavós) aqui são comuns e usados sem cerimônia em criancinhas...

Fica a dica. Na dúvida do nome do interlocutor, arrisque um Nuno ou Inês e tem uma boa chance de acertar!

Abs

Coração

Comentários

Postagens mais visitadas