Morar em Coimbra com 2.500 euros

Hoje recebemos a seguinte pergunta do Fábio:

"Bom dia amigos brasileiros... ganhei bolsa de estudo para fazer o mestrado na Universidade de Coimbra e minha esposa para fazer doutorado... vamos receber juntos um valor de € 2.500,00, mas tenho muita dúvida em aceitar ou não, pois tenho duas filhas de 5 anos, e não sei se com este valor conseguimos morar em Coimbra, lembrando além da alimentação, transporte, moradia, ainda tenho que pensar em colégio para minhas filhas. Vocês podem me auxiliar me dando alguma ideia de custo de vida, se consigo viver com um certo conforto com este valor de bolsa?"

Com certeza dá.
Veja bem, nós gastamos menos do que isso por mês aqui e vivemos muito bem. Os colégios públicos são bons, a saúde em geral é boa (e vcs certamente terão plano de saúde via bolsas), há aluguéis de apartamentos de 2 quartos por 400 a 600 euros, etc, etc, etc. 

Vai dar para viver no luxo? Não. Mas confortavelmente, sim.
Veja alguns posts antigos nossos em que há listas de compras e tudo o mais. Os preços em geral não mudam muito por aqui (inflação anual em torno de 1%), portanto, segue valendo. 

Se quiser ser ainda mais econômico, há várias aldeias e pequenas cidades próximas de Coimbra onde o aluguel e custo de vida são ainda mais baratos (os trabalhadores daqui mais simples costumam morar nestes lugares), sendo de fácil acesso e compensando bastante (veja Condeixa-a-Nova, Montemor, Antanhol, Taveiro, Eiras, Mealhada entre outros).

Abs

Coração.

Comentários

Postagens mais visitadas