Montemor-o-Velho

Incrível, inacreditável, inimaginável, imperdoável.... e todos os outros "ins" que vocês puderem imaginar para o fato de que não há um post em nosso blog sobre o Castelo de Montemor-o-Velho!!!

Vamos sanar este problema agora mesmo. 

Montemor fica bem pertinho aqui de Coimbra - cerca de uns 20km. É realmente pequenina e serve, em boa parte, como dormitório tanto para Coimbra como para Figueira da Foz. Sua principal atração, além de um pequeno zoológico, é o seu Castelo. 

O Castelo de Montemor servia como parte das linhas de defesa da capital de Portugal, isto é, Coimbra, ainda no século XII, juntamente com vários outros, incluindo, posteriormente, o de Leiria. Sua origem parece ser ainda nos tempos romanos (alguma fortificação), mas sua principal distinção se deu durante os tempos dos árabes e enquanto foi parte da fronteira entre os reinos árabes ao sul e os reinos cristões (Portugal nesta época fazia ainda parte do Reino de Leão) ao norte. Depois que os portugueses conseguiram expandir o seu domínio para o sul até Santarém e Lisboa, a linha de defesa da capital (ainda não transferida para o sul) foi perdendo importância e entrando em decadência. Ao longo dos séculos seguintes entrou em ruínas, tendo sido parcialmente recuperado desde o final do século XIX, encontrando-se suas muralhas muito bem reconstruídas e o seu interior, embora não recuperado, é realmente extremamente agradável de se visitar, tendo uma pequena capela (onde há alguns casamentos esporádicos), alguns amplos campos gramados e uma ótima vista da região. 

Vale a pena destacar que foi neste castelo que foi decidido o destino de Inês de Castro que, por ordem do rei D. Diniz, foi morta poucos tempos depois.

A entrada é gratuita.

É um passeio de uma boa tarde e recomendo enfaticamente a visita. É, aliás, um de nossos passeios favoritos, daí a indignação total do primeiro parágrafo deste texto! kkkkk

Abaixo vão algumas fotos do Castelo para apreciação.

Abs

Coração



Gostei tanto desta que ampliei e coloquei na parede do meu quarto! :)










Aos curiosos... este não sou eu! :)


Comentários

Postagens mais visitadas